Ouvir
O Tempo e a Música
Em Direto
O Tempo e a Música Rui Vieira Nery / Produção: Cristina do Carmo

Destaques

Passeios Sinfónicos | Domingos 13h00 | 3ª feira 5h00 | 6ª feira 17h00

por Jorge Costa Pinto

|

Passeios Sinfónicos | Domingos 13h00 | 3ª feira 5h00 | 6ª feira 17h00 Passeios Sinfónicos | Domingos 13h00 | 3ª feira 5h00 | 6ª feira 17h00

[foto parcial] © Cultura na Rua / EGEAC / José Frade

Durante os meses de Julho e Agosto, a Antena 2 apresenta um novo programa com autoria do maestro Jorge Costa Pinto, intitulado Passeios Sinfónicos: arranjos sinfónicos em tempo de verão.


Domingos 13h00
3ª feira 05h00 | 6ª feira 17h00 (rep)


Passeios Sinfónicos - Arranjos Sinfónicos em Tempo de Verão
Um programa de Jorge Costa Pinto


Passeios Sinfónicos são a apresentação de orquestras sinfónicas na interpretação de música popular e de jazz, com alguns solistas.
Fará ênfase na qualidade dos compositores-arranjadores que escrevem para este tipo de orquestras e destaca, de algum modo, a qualidade generalizada da música popular e do jazz, com "tratamento" sinfónico.
Jorge Costa Pinto




Programas

Symphonic "Pops"

1 - Espanha - Fantasia do paso-doble
Orquesta Sinfónica de Radio Televisión Española
Para ouvir, clicar aqui.

2 - The Boston Pops Orch com John Williams
Boston Symphony orchestra
Para ouvir, clicar aqui.

3 - Brasil - Nova linguagem musical
Jazz Sinfónica do Estado de S. Paulo
Para ouvir, clicar aqui.

4 - Solistas do Jazz
G. Mulligan & his quartet + Houston Symphony orch.
S. Getz + The Boston Pops orchestra com Arthur Fiedler
Para ouvir, clicar aqui.

5 - Gershwin Alive - Sarah Vaughan
Los Angeles Philharmonic com Michael Tilson Thomas
Phil Woods + Ray Brown
American Jazz Philharmonic com Jack Elliott
William Russo
San Francisco Symphony com Seiji Ozawa
Para ouvir, clicar aqui.

6 - America Latina
Argentina 
Piazzolla Classiques - Orchestre Symphonic de Buenos Aires
Lallo Schifrin + The London Symphony orch
Venezuela 
Orquesta Sinfónica Venezuela
Brasil
Orquestra Sinfónica do Estado de S. Paulo
Para ouvir, clicar aqui.

7 - Duke Ellington - Wynton Marsalis
Buffalo Philharmonic Orchestra
Lincoln Center Jazz orch. + Los Angeles Philharmonic
Para ouvir, clicar aqui.

8 - Colaboration
The London Philharmonic orchestra
+ Johnny Dankworth & his orchestra
Para ouvir, clicar aqui.

9 - Portugal
National Symphony Orchestra of the SABC com J. Costa Pinto
Fernando Tordo c/ Orquestra Sinfónica Portuguesa
Para ouvir, clicar aqui.




Jorge Costa Pinto | Cursa piano e composição na Academia Amadores de Música tendo como professores, entre outros, Fernando Lopes Graça, Francine Benoit; música contemporânea: Jorge Peixinho e Louis Sager.
Em Boston, USA , no Berklee College of Music estudou Jazz, Arranging , com Herb Pomeroy; com James Prógris, direção de orquestra.
Na rádio – Emissora Nacional – apresenta o seu primeiro grupo a tocar música de jazz, sob o patrocinio de Luís Vilas Boas, com quem foi co-fundador do Hot Clube de Portugal.
Na RTP, tem a oportunidade de se apresentar com várias formações – sexteto, octeto e big band – em programas de divulgação desta linguagem musical: Jazz no Estúdio ‘A’ . Neste programa, a big band, é a primeira orquestra organizada em Portugal, para interpretar JAZZ – 1963 -.
Aos 29 anos dedica-se à direcção de orquestra. Dirige em Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Yoguslávia, Grécia, Irlanda, Brasil, Venezuela, Argentina, África do Sul; neste país grava música portuguesa e internacional, a convite da South African Broadcast Corporation – SABC -. Dirige as Orquestra de Câmara e Orquestra Sinfónica em concertos no City Hall e Auditório da SABC, na cidade de Johannesburg e Cap Town.
No teatro musicado estreia-se, em 1964, como compositor e maestro na peça Boa Noite Lisboa, levada à cena no Teatro Monumental, em Lisboa. No ano seguinte compõe música para a comédia O Impostor Geral, com o protagonista Raúl Solnado na inauguração do seu Teatro Villaret. Em 1988 a comédia musical Enfim Sós tem música de sua autoria e estreia no Teatro Maria Matos.
No cinema compõe a banda sonora e canções para o filme Sarilho de Fraldas, 1966. Para o filme Campista em Apúros, 1967,compõe banda sonora e canções. Em 1969, compõe a banda sonora do filme Portugal Desconhecido. Escreve o tema musical do filme luso-espanhol Os 5 Avisos de Satanás, em 1969.
Colabora como director musical em várias produções televisivas: Convívio Musical; Riso & Rítmo; Quinta do Dois; Um, Dois Três; Festivais da Eurovisão, etc..
De 1960 a 1990 , é produtor e director musical de inúmeras gravações discográficas para as etiquetas internacionais EMI, Philips, RCA, e nacionais: Tecla, Radio Triunfo, Movieplay.
Para o Ministério da Cultura, produz gravações com obras de Compositores eruditos para edições da Discoteca Básica Nacional. Na RTP (1980-1981) exerce a função de sub-director de programas, dirigindo o Departamento de Programas Recreativos e Musicais.
Professor no Conservatório Nacional de Lisboa – Escola de Música – 1987-1989, iniciou a lecionação de Jazz, como cadeira de pós-graduação.
As suas obras – jazz, câmara e sinfónicas – estão gravadas em disco e editadas em partituras, em Portugal, França, Espanha, Brasil, Japão, USA, Inglaterra, Venezuela, Yoguslávia, Grécia.
Organiza e apresenta a sua Big Band, em Julho de 2003, no XXII Festival Internacional de Jazz do Estoril; Hot Club de Portugal; Teatro Aberto, Lisboa; Quinto Funchal Jazz 04; Festival de Big Bands da Nazaré, Lagos Jazz 2004, Gala do Jazz, Estoril-2005, Centro das Artes e Espetáculos, Figueira da Foz-2007; Teatro Municipal de Almada 2008, Póvoa de Varzim 2008.
Dirige, em 2005 , a Orquestra Clássica do Centro-Coimbra, em concerto preenchido com obras de compositores portugueses, estreando a obra Danças Portuguesas nº 1, de Carlos Paredes, em versão concertante.
Na qualidade de maestro e compositor, é convidado a participar nos Cursos de Verão 2006, em Tatuí – Brasil.
O seu duplo-concerto Dialogus Tranquilis, é interpretado por Dale Underwood e Banda Sinfónica.
Colaborou em várias iniciativas editoriais: Let’s jazz in Público, 31 volumes; artigos publicados em jornais , revistas - Público; Diário de Lisboa; Diário de Notícias; Primeiro de Janeiro; Jornal da Costa do Sol; Autores; Sete - Efectua conferências sobre música.
Professor de ‘História da Música’ na Academia Sénior da C.V.P., Parede. Dirige o Coral de S. Francisco Xavier, Lisboa.
Produz e realiza, desde 2006, o programa Coreto, na Antena 2, divulgando a música bandística de todo o mundo.
Recebeu as seguintes distinções: "Medalha de Honra da SPA", em 2005; "Medalha de Mérito" da Freguesia da Parede (Cascais), em 2007; "Medalha Municipal de Mérito Cultural", da Câmara Municipal de Cascais, em 2008. 
É membro das organizações nacionais e internacionais: WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles ), APRS (Association of Professional Recording Services), IMMS (International Military Music Society), SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), AES (Audio Engineering Society), GDA (Direitos dos Artistas), IAJE (International Association for Jazz Education).