Primeira alface extraterrestre comida por astronautas da ISS

por Nuno Patrício - RTP
Scott Kelly, Kjell Lindgren e Kimiya Yui brindãm com as primeiras folhas de alface criadas nos espaço antes de as consumirem. Screenshot: NASA-TV - Direitos Reservados

Eram 17h45 de segunda-feira, em Portugal, quando a primeira alface roxa totalmente criada no espaço foi temperada para ser servida e consumida.

“É bom”. Refere o astronauta americano Scott Kelly um dos três astronautas a bordo da ISS.

Três dos seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, Kjell Lindgren (Taiwan), Kimiya Yui (Japão) e o americano Scott Kelly, a bordo do modulo Columbus, provaram pela primeira vez em toda a história da exploração espacial, uma alface, fresca e criada em pleno ambiente sem gravidade.


Créditos: NASA-TV/DR

A NASA mostrou ao mundo em direto, o astronauta Lindgren, a recolher algumas amostras, antes de temperar com azeite e vinagre algumas das folhas da alface espacial.


Créditos: NASA-TV/DR

"É com grande prazer e satisfação que estamos a comer vegetais frescos no espaço", refere Lindgren, com um grande sorriso nos lábios, após a ingestão de um pedaço de alface roxa.


Créditos: NASA-TV/DR


Esta experiência serve de base para futuras viagens espaciais em que alimentos frescos vão servir como suplemento alimentar.


Créditos: NASA-TV/DR


Soluções como a realizada hoje também contribuem para diminuir a pressão psicológica nos astronautas que agora vão poder combinar produtos frescos com os habituais alimentos refrigerados ou desidratados.

Um video disponibilizado pela NASA mostra e explica como foi e vão ser processados e criados os vegetais em ambiente sem gravidade, para serem utilizados, cultivados e consumidos em viagens espaciais de longa duração.


Tópicos
pub