Ciência Viva de Coimbra promove viagem pelo conhecimento científico em 14 palestras

| Cultura

O Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra promove um ciclo de 14 palestras, intitulado "Ciência às Seis", que têm início na terça-feira e se estendem até julho de 2017, numa viagem pela diversidade do conhecimento científico.

A iniciativa envolve reputados cientistas reconhecidos a nível nacional e internacional, como a investigadora Maria Mota, a professora Elvira Fortunato, o investigador Henrique Leitão, a astrobióloga Zita Martins, o biólogo Jorge Paiva ou o físico Carlos Herdeiro.

"Queremos tentar criar o hábito de as pessoas ouvirem falar de ciência, que é um bom hábito, numa linguagem acessível a todos", salientou o bioquímico e comunicador de ciência António Piedade, coordenador do ciclo de palestras.

O objetivo, acrescentou, é falar de ciência com o público em geral, para que se inteirem dos avanços e da história da ciência, que, como reforçou o diretor do Centro Ciência Viva, Carlos Fiolhais, está presente em tudo.

O ciclo começa na terça-feira com uma palestra sobre "A neurociência da Felicidade", por Manuela Grazina, bioquímica, que é diretora do Laboratório de Bioquímica Genética da Faculdade de Medicina da UC.

Ainda este mês, no dia 22, vai decorrer a segunda conferência, intitulada "AS Plantas na Obra Poética de Camões", cujo orador será o biólogo Jorge Paiva, galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2014.

As palestras do "Ciência às Seis" percorrem diversas áreas, desde a física, química, biologia, matemática e astronomia, passando pela astrobiologia, eletrónica, neurociência, saúde humana, ciências sociais e comunicação de ciência.

A última realiza-se no dia 11 de julho de 2017 e tem como tema "Algumas notas sobre Reprodução e Células Estaminais: Da investigação à Ética e à Comunicação de Ciência", tendo como palestrante o biólogo João Ramalho Santos, diretor do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

"Quem vier assistir a estas conferências com certeza que fica com um panorama amplo das diversas áreas em que o conhecimento científico é produzido", salientou o coordenador António Piedade.

À exceção da palestra inaugural, na terça-feira, que terá início às 18:30, todas as outras vão decorrer às 18:00, na sala do Centro Ciência Viva, no Departamento de Física da UC.

O Centro Ciência Vida comemora oito anos de existência no dia 24, com um debate sobre "Ciência e Religião", tendo como intervenientes o padre Tolentino Mendonça e o físico Nuno Camarneiro.

AMV // SSS

Tópicos:

Ciência Viva, Física, Grazina, Laboratório, Neurociências Biologia Celular, Poética, Ramalho, Reprodução, Rómulo, Zita,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Redação da RTP votou sobre as figuras e acontecimentos mais destacados, a nível nacional e internacional. Veja aqui as escolhas.

    O embaixador russo em Lisboa afirma, em entrevista à RTP, que as declarações e decisões de Donald Trump sobre Jerusalém podem incendiar todo o Médio Oriente.

    Rui Rosinha, bombeiro de Castanheira de Pêra, sofreu queimaduras de terceiro grau e esteve dez horas à espera de ser internado. Foi operado 14 vezes e regressou a casa ao fim de seis meses.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.