Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Maior "Noite Branca" da Europa dura 48 horas em Braga

por João Fernando Ramos

A maior noite branca da Europa acontece de 2 a 4 de setembro, em Braga. Um programa que se estende por 48 horas sem pausas.
"O cenário é todo o centro histórico da cidade", diz no Jornal 2 Cláudia Leite, uma das responsáveis pela organização que este ano promete um impulso na candidatura da cidade a "Capital Criativa da UNESCO" na vertente da "Mídia Arte".

Há dois palcos ao ar livre por onde vão vão passar The Gift, Jorge Palma e Sérgio Godinho, Carminho, Miguel Araújo, HMB ou Linda Martini.

O Theatro Circo e o Gnration vão estar com as portas abertas e com uma programação que vai das artes plásticas, às performances teatrais.

Pelas ruas da cidade há sempre surpresas. "Da ópera à Mídia arte vamos dar espaço para que de tudo um pouco aconteça." conta Cláudia Leite que explica que muitos dos projetos que se vão poder ver este ano são fruto de "um concurso internacional de criatividade, e de residências criativas que reservamos a quem é de Braga e quer contribuir de forma ativa para este evento".

No domingo, em jeito de despedida, um concerto de sinos das igrejas do centro histórico que conta com a participação de 80 pessoas da comunidade.

"Vão ser usadas seis igrejas. É um concerto criado especificamente para as Noites Brancas. Os voluntários ja estão a ensaiar. Vai ser um dos momentos especiais do programa".

Braga promete música, arte e cultura das seis da tarde de sexta feira às oito da noite de domingo em mais de oito dezenas de atividades programadas, uma parte delas pela primeira vez dedicadas em exclusivo aos mais novos - as crianças.
pub