Museu do Oriente mostra 200 jóias da "Carreira da Índia" do século XVI a XX

por Lusa

A exposição "Joias da Carreira da Índia", com 200 peças em ouro e prata que percorrem o período do século XVI ao século XX, é inaugurada hoje, no Museu do Oriente, em Lisboa.

A exposição, comissariada por Hugo Miguel Crespo, do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresenta, até 26 de abril de 2015, um conjunto de peças trabalhadas com pedras preciosas e esmaltes coloridos.

O conjunto foi cedido por colecionadores privados, pelo Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Fundação Medeiros e Almeida, a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, o Patriarcado de Lisboa e as dioceses de Santarém e Coimbra.

Entre as peças encontra-se um cofre com as armas de Álvaro de Castro, filho do governador e vice-rei João de Castro (1500-1548), que será exibido ao público pela primeira vez, segundo o museu.

A "Carreira da Índia" era a ligação marítima anual entre Lisboa e Goa, que se iniciou logo após a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, em 1497-1498.

Essa ligação manteve-se desde essa altura até ao surgimento da navegação a vapor e à abertura do Canal do Suez, no século XIX.

Tópicos
pub