UHF editam registo ao vivo de concerto no coliseu de Lisboa em 2006

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 18 Mar (Lusa) - Os UHF editam na segunda-feira o duplo álbum e DVD "Absolutamente ao vivo", que regista um concerto no Coliseu de Lisboa em 2006, "um momento de grande felicidade", disse à Lusa o vocalista, António Manuel Ribeiro.

"Absolutamente ao vivo" é o primeiro DVD em trinta anos de carreira e o terceiro registo ao vivo dos UHF, que se apresenta como o mais fiel retrato do concerto realizado no Coliseu dos Recreios em Setembro de 2006.

"Tínhamos já gravado antes dois discos ao vivo, mas estavam completamente esgotados no mercado e decidimos por isso editar este que regista um grande momento de felicidade ao vivo e de contacto com o público", explicou o líder dos UHF.

A banda escolheu por título "Absolutamente ao vivo", porque tanto o álbum como o DVD não tiveram qualquer "maquilhagem" sonora, ou seja, não houve rectificação, retoque ou regravação em estúdio de qualquer tema tocado no Coliseu.

"É por isso que do concerto no Coliseu retirámos quatro canções porque não estavam bem", referiu.

No total são 26 temas (27 no DVD) que abrangem diferentes fases da história do grupo, registando a empatia com o público em temas como "Rua do Carmo", "Cavalos de corrida" ou "Matas-me com o teu olhar".

"Em termos de emoção com as pessoas, o concerto foi memorável, de um partilha muito grande", recordou.

O registo só é editado mais de dois anos depois do concerto por uma questão de estratégia num mercado discográfico "confuso": "É preciso ter tempo para fazer um bom trabalho e não vale a pena editar por editar", disse António Manuel Ribeiro.

De fora de "Absolutamente ao vivo" ficou ainda o tema "Devo Eu", de 1983, por impedimento de utilização por parte da antiga Movieplay, que detém os direitos das canções editadas entre 1982 e 1985.

A par de "Absolutamente ao vivo", que sairá segunda-feira pela Sony Music, acaba de se lançado o disco "Em lugares incertos", da editora AM.RA, de António Manuel Ribeiro, que reúne pela primeira vez em CD o mini-LP homónimo de 1988 e o maxi-single "Hesitar", de 1987.

Actualmente os UHF estão a preparar o novo álbum de originais e António Manuel Ribeiro finaliza uma ópera rock sobre a história do Benfica, com produção executiva de Tozé Brito.

O concerto que a banda deu em Dezembro em Almada, cidade onde surgiram, também foi registado para posterior edição em DVD.

 

Tópicos
pub