Perceba porque é tão caro o ouro negro em Portugal

por Soraia ramos, Sandra Felgueiras, Rui Silva, Sérgio Ramos, Jaime Guilherme, Luís Vilar, Luís Moreira, Rafael Pina, Sónia Lourenço

O governo vai mesmo aumentar o preço do gasóleo e da gasolina. São 6 cêntimos em cada litro. O ministério das Finanças justificou esta subida do imposto sobre os produtos petrolíferos como a única forma de contornar uma previsível descida das receitas do IVA.

Com este aumento, Mário Centeno espera encaixar 313 milhões de euros.
Esta noite, mostramos-lhe outras contas que podiam ditar um destino bem diferente ao próximo Orçamento do Estado.

A começar pela realidade que vai ver.

Todos os dias, milhares de camionistas portugueses, atestam depósitos em Espanha onde o gasóleo chega a custar menos 16 cêntimos por litro.

O Sexta às 9 foi à procura das respostas para a pergunta que todos fazem: afinal porque é que Portugal é o sexto país da União europeia com os combustíveis mais caros?

Parte da resposta está nos impostos que nos últimos 13 anos já subiram 12 vezes, mas outra, igualmente substancial, está na falta de informação sobre os lucros reais das gasolineiras.

O resultado está à vista: pelo desvio de camiões portugueses para Espanha, os cofres públicos perdem, por ano, 1680 milhões de euros, só em impostos.

Vejam a diferença, entre o que Estado está a perder e o que vai encaixar com a subida do preço do gasóleo e gasolina.

É cinco vezes mais o que perde!
pub