Legislativas em números desde 1976

por Ana Sofia Rodrigues, Sandra Salvado, Sara Piteira (Grafismo) - RTP
Pedro A. Pina - RTP

As cores políticas do país foram mudando nos diferentes atos eleitorais. Com algumas tendências: PSD mais influente no Norte, PCP mais presente no sul e o PS mais distibuído ao longo do país.

Conheça como os portugueses votaram ao longo do território e os resultados por partido em cada uma das eleições, e quantos mandatos conseguiram, de acordo com o método de Hondt.



Clique nos separadores para visualizar os gráficos
 



Legislativas por distrito

Dados gerais

Mudam os Governos, mudam as cores do país, mas transversal a todas as eleições desde 1976 é o aumento quase ininterrupto da abstenção.

Em 1975, nas eleições para a Assembleia Constituinte, registou-se o valor mais baixo de sempre, com 8 por cento dos eleitores a não irem votar. Em 1976, nas primeiras eleições para a Assembleia Legislativa, foi de praticamente 16 por cento. Em 2011, foi de quase 42 por cento.

Desatualização de cadernos eleitorais, desinteresse, emigração são algumas das razões que ao longo do tempo têm sido avançadas para o fenómeno. Uma realidade que, atualmente, não é muito diferente do que se passa no resto da Europa.


 


pub