Brasil e Cabo Verde prometem apoio "forte e imediato" à Guiné-Bissau

por Lusa

Cabo Verde e Brasil prometeram hoje um apoio "forte e imediato" à Guiné-Bissau no sentido de o país retomar a normalidade institucional, traduzindo-se no respeito por parte de todos os atores políticos da cultura democrática e institucional.

A garantia foi dada na Cidade da Praia pelos ministros das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Tolentino, e do Brasil, Mauro Vieira, após o final da 3.ª reunião do mecanismo de consultas políticas entre os dois países, enquadrada numa visita que o diplomata brasileira realiza hoje ao arquipélago cabo-verdiano.

"Convergimos na necessidade de um apoio forte e imediato no sentido da retoma da normalidade institucional na Guiné-Bissau e que se traduza no respeito por parte de todos os atores políticos da cultura democrática, institucional e do equilíbrio institucional estabelecido na Constituição da República", afirmou Jorge Tolentino à imprensa.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana referiu que o apoio será disponibilizado pelo Brasil e de Cabo Verde, mas também no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), comunidade de que os três países fazem parte.

"Mais concretamente, convergimos na necessidade de uma missão da CPLP, que já foi decidida em Timor-Leste e conduzida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor, possa deslocar-se o mais rapidamente possível a Bissau e exprimir aí, no terreno, os entendimentos da CPLP relativamente a este período de instabilidade institucional na Guiné", prosseguiu o ministro.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que também não especificou o tipo de apoio, disse que os dois países estão "empenhados" em contribuir para a criação de condições que levem à estabilidade do Governo local, crescimento da economia e promoção do bem-estar da população guineense.

"Conversámos sobre isso, trocámos impressões e examinámos passos para o futuro de apoio, seja no âmbito bilateral, seja no âmbito da CPLP, com apoio a iniciativas que levem a uma boa solução de todas as questões políticas, não só na Guiné-Bissau, mas em todos os países da CPLP", completou o governante brasileiro.

Mauro Vieira está hoje em Cabo Verde para uma visita oficial de 24 horas, a convite do seu homólogo cabo-verdiano para o reforço das relações de amizade de cooperação entre os dois países.

Durante a sua estada na Cidade da Praia, o ministro será recebido em visitas de cortesia separadas pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pelo Presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos, e pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

A passagem de Mauro Vieira por Cabo Verde insere-se num périplo que está a fazer desde sexta-feira por outros países africanos: República Democrática do Congo, Camarões e Senegal.

Tópicos
pub