Dinossauro com 95 milhões de anos encontrado na Austrália

por RTP
David Mercado - Reuters

Um australiano descobriu, no terreno onde guarda as suas ovelhas em Queensland, os ossos fossilizados de um dinossauro com 95 milhões de anos. A nova espécie herbívora irá ajudar a perceber de que forma estes animais se espalharam pelo mundo.

O dinossauro em questão faz parte do grupo dos saurópodes, que têm longos pescoços e caudas, e quatro grandes pernas, tal como o Brontosaurus. Acredita-se que esta espécie se terá desenvolvido na América do Sul.

A nova espécie foi batizada com o nome Savannasaurus Elliottorum, em homenagem à savana onde foi encontrado e a David Elliott, o homem que fez a descoberta. Elliott gere o museu Australian Age of Dinosaurs na sua quinta, onde estão expostas descobertas feitas desde há 20 anos.

Em 2006 tinha já encontrado o dedo de um saurópode. Desde então, a sua família e vários cientistas e voluntários fizeram escavações que resultaram na reconstrução de cerca de 20 por cento do total de um esqueleto que originalmente possuía entre 12 a 15 metros de comprimento.



Estas e outras descobertas ajudaram os paleontólogos a preencher mais dados na árvore genealógica dos dinossauros e a descobrir que esta espécie percorreu a Terra desde a América do Sul até à Antártida, acabando na Austrália.

Esta mudança de região pode ter sido provocada por um período de aquecimento global que ocorreu há cerca de 100 milhões de anos atrás e que pode ter tornado a região polar mais adequada para os dinossauros.

John Long, paleontólogo da Universidade Flinders (Austrália), elogiou as descobertas e acredita ser possível a teoria sobre a mudança climática, apesar de sublinhar que serão necessárias mais provas.
Tópicos
pub