Explosão abala fábrica da BASF na Alemanha

por RTP
Ralph Orlowski - Reuters

Os bombeiros de Ludwigshafen confirmaram a existência de um morto, à qual veio a juntar-se depois a notícia de uma segunda vítima mortal. A explosão ocorreu ao fim da manhã na fábrica da BASF no porto de Ludwigshafen, oeste da Alemanha. Segundo a empresa, há ainda seis feridos e dois desaparecidos.

O acidente deu-se pelas 11h30 locais (09h30 GMT) durante trabalhos de rotina em condutas, revelou em comunicado a direção do gigante químico alemão.

As causas do acidente ainda não são conhecidas e estão a ser investigadas. Parte do sistema de produção de gás de petróleo, além de outras unidades de produção química, foi encerrado.

A explosão provocou um incêndio de grandes proporções. Imagens difundidas nas redes sociais mostraram uma espessa coluna de fumo negro a elevar-se sobre a zona do porto. Um navio de bombeiros foi destacado para o local, em apoio aos meios terrestres.

"A explosão, seguida de incêndios, ocorreu durante trabalhos num sistema de condutas", afirmou um comunicado da BASF, emitido duas horas depois e reconhecendo que há "várias pessoas feridas e ainda outras desaparecidas".

Em conferência de imprensa, o departamento de bombeiros de Ludwigshafen confirmou ao início da tarde em Portugal a existência de um morto, dando crédito a informações anteriormente divulgadas pelo  jornal alemão Bild. No decorrer da tarde, Der Spiegel noticiou que uma segunda vítima tinha sucumbido aos ferimentos, cifrando em seis o número de feridos e em dois o número de pessoas desaparecidas.

A empresa não revelou quais os produtos químicos que circulavam nas condutas quando se deu a explosão.
Primeira explosão
A explosão e o incêndio seguiram-se a uma outra deflagração ocorrida cerca das 08h30 da manhã locais na central de Lampertheim, também da BASF. Este incidente está também a ser investigado. Essa central, que fabrica aditivos para plásticos, foi encerrada.

A empresa alemã apelou a população do bairro vizinho de Edigheim a "evitar permanecer no exterior e a manter as portas e as janelas fechadas" e as escolas e infantários deverão manter os alunos dentro dos edifícios.

As autoridades camarárias dizem que vários habitantes se estão a queixar de irritação nas vias respiratórias. A BASF está a divulgar números de emergência e um local de informações para os habitantes de Ludwigshafen.



A zona industrial de Ludwigshafen (Landeshafen Norte), onde ocorreu a explosão, trata anualmente cerca de 2,6 milhões de toneladas de gás, de líquidos inflamáveis e de gases liquefeitos, afirma a agência alemã DPA.

O porto fluvial, no Reno, é um terminal para etanol e nafta usados pela BASF na sua produção. A cerca de 80 quilómetros a sul de Frankfurt, abrange uma área de 10 quilómetros quadrados e emprega 39.000 pessoas, de acordo com o gigante químico alemão. É o maior complexo industrial químico do mundo.

Ludwigshafen é uma cidade de 160.000 habitantes que abriga a sede da BASF, assim como várias fábricas do grupo, cuja atividade se estende do sector petroquímico à produção de plásticos, de produtos agrícolas e de entretenimento.
Tópicos
pub