Milhares de manifestantes protestam contra acordos de comércio livre UE-EUA-Canadá

por Lusa

Berlim, 10 out (Lusa) - Milhares de manifestantes juntaram-se hoje em Berlim para protestar contra os acordos de livre comércio que estão a ser negociados entre a União Europeia e os Estados Unidos (TTIP) e a UE e o Canadá (Ceta).

Respondendo ao apelo de vários partidos políticos, organizações sindicais, ambientalistas e grupos anti-globalização e de defesa dos consumidores, os manifestantes começaram a concentrar-se às 09:00 GMT em frente da estação ferroviária central da capital alemã, de onde partiu o desfile.

Os organizadores estimam que se juntem ao protesto entre 50.000 a 100.000 participantes, tendo sido organizados comboios especiais, bem como 600 autocarros, provenientes de toda a Alemanha.

O principal alvo dos manifestantes é a parceria transatlântica de comércio e investimento conhecida pela sigla inglesa TTIP, cuja próxima ronda negocial terá lugar em Miami (Flórida), no fim de outubro, e que visa suprimir barreiras alfandegárias e regulamentares entre os Estados Unidos e a União Europeia.

Um acordo semelhante, conhecido como Ceta (Acordo Económico e Comercial Global) está a ser discutido entre a Europa e o Canadá.

Os opositores destes tratados temem uma desregulação generalizada e um recuo do espaço de manobra dos governos.

Muitos dos participantes do desfile estão mascarados, enquanto outros levam flores no cabelo, descreveu uma jornalista da agência francesa AFP.

Nos cartazes que empunham leem-se palavras de ordem como "Stop TTIP", "Liberdade de ação democrática e não TTIP" e "O TTIP é o naufrágio climático".

As negociações do TTIP, que decorrem desde 2013, deveriam ser concluídas antes do fim do mandato do Presidente Barack Obama, no próximo ano, mas existem vários obstáculos, nomeadamente a opinião pública de muitos países, entre os quais a Alemanha.

Tópicos
pub