Missão espacial Gaia mapeou já mais de mil milhões de estrelas

por Lusa

A missão espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla inglesa), mapeou já, desde que foi lançada em 2013, mais de mil milhões de estrelas na Via Láctea, expandindo o inventário de estrelas na galáxia, anunciou hoje a ESA.

Um catálogo hoje divulgado com mais de 1,15 mil milhões de estrelas é, "ao mesmo tempo, o maior e o mais preciso mapa do céu alguma vez produzido", afirmou o astrónomo francês François Mignard, membro do consórcio Gaia.

O centro da ESA em Madrid foi hoje palco de uma conferência de imprensa difundida pela internet, em que os cientistas divulgaram um mapa surpreendente da Via Láctea, com estrelas meia milhão de vezes mais afastadas do que aqueles que podem ser vistas a olha nu.

As imagens foram capturas pelos telescópios gémeos do Gaia, que ininterruptamente percorrem os céus, e registadas numa câmara com resolução de mil milhões de pixéis -- a mais potente até agora colocada ao dispor do estudo do espaço.

A resolução é nítida o suficiente para distinguir o diâmetro de um cabelo humano à distância de 1.000 quilómetros, afirmou Anthony Brown, líder da equipa do Gaia de recolha e análise de dados.

O Gaia consegue mapear a posição das estrelas na Via Láctea de várias maneiras diferentes, identificando não apenas as respetivas localizações, através da verificação múltiplas passagens, como os seus movimentos.

A informação hoje divulgada inclui ambos os tipos de dados de cerca de dois milhões de estrelas.

Tópicos
pub