João Pedro Martins: Madeira "é um bordel tributário onde se lava dinheiro a céu aberto"

por João Fernando Ramos, Rui Sá

O primeiro-ministro da Islândia pediu esta tarde a demissão. A decisão de convocar eleições foi adiada pelo presidente islandês que quer ouvir primeiro os partidos. Os documentos do Panamá estão a causar dissabores a outros governantes europeus: David Cameron é pressionado pela oposição e pela imprensa. O escândalo atinge também o novo presidente da FIFA.

A banca está na mira da justiça em diversos países como a Alemanha a prometer legislação mais restritiva. Por cá, a Procuradoria-Geral da República garante estar atenta.

No Jornal 2, João Pedro Martins avançou com números: "200 vezes o PIB português está em paraísos fiscais". O economista afirma que vários escritórios de advogados portugueses trabalham em rede com empresas como a Mossack Fonseca para criar empresas fantasma em paraísos fiscais.

"São os mesmos escritórios que depois assessoram os nossos deputados para fazer as leis que nos regem", afirma.

João Pedro Martins vai mais longe e diz que todo este esquema de fuga ao fisco e lavagem de dinheiro funciona em lugares como a Madeira."Um bordel tributário onde máfias de Andorra, Espanha e Itália têm lavado dinheiro a céu aberto", classifica.
pub