Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Socialistas são os grandes derrotados nas regionais espanholas

por Jorge Almeida - RTP
Susana Vera - Reuters

As eleições regionais na Galiza e no País Basco podem ajudar a desencalhar o impasse político em Espanha. O PP renovou a maioria absoluta na Galiza e consegue um reforço importante para Mariano Rajoy formar governo.

Nas eleições regionais na Galiza, Nunes Feijóo conseguiu renovar a maioria absoluta com mais de 48 por cento dos votos e emerge como um político chave no panorama político espanhol.

Os socialistas não conseguiram deter o avanço do En Marea, a coligação que integra o Podemos.

A vitória do Partido Popular na Galiza tornou-se um fenómeno único perante a atual fragmentação da política espanhola. Não chega para desbloquear o impasse, mas vai certamente ser usada por Mariano Rajoy.
Socialistas em quarto lugar no País Basco
No País Basco o vencedor foi o PNV, o Partido Nacionalista Basco de Inigo Urkullu, que conduziu uma campanha moderada e sem referências a pretensões independentistas radicais.

A comunidade autonómica voltou a mostrar que é um microssistema dentro da política nacional.

O fraco resultado do Partido Socialista no País Basco, onde foi ultrapassado pela EH Bildu (esquerda nacionalista) e pelo Podemos, remete-o para a quarta força política da Comunidade.
Últimos trunfos em congresso
O PSOE sofreu uma pesada derrota nas duas comunidades e Pedro Sánchez perde força no interior do partido. O secretário-geral pretende marcar um congresso para outubro com o objetivo de reforçar a sua liderança, mas a maioria dos dirigentes regionais está frontalmente contra.

Rajoy reforçou a posição do PP com as eleições na Galiza e no País Basco. Foto: Susana Vera - Reuters

Apesar de ter perdido um representante em relação às eleições anteriores, o Partido Popular espanhol canta vitória.

Os resultados indicam que podem ter mais votos numas terceiras eleições legislativas em Espanha.
Tópicos
pub