Conselho das Comunidades felicita Pereira Coutinho pela eleição deputado

por Agência LUSA

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) congratulou-se hoje com a eleição do seu conselheiro por Macau José Pereira Coutinho como deputado da Assembleia Legislativa da actual Região Administrativa Especial da China.

Pereira Coutinho, cabeça de lista da Nova Esperança, conseguiu quase dez mil votos no sufrágio directo das eleições de domingo em Macau tendo conquistado um assento na Assembleia Legislativa à segunda tentativa que fez ao cargo.

"O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) orgulha-se que um dos seus membros tenha sido escolhido, pela voz do sufrágio universal, para representar os seus eleitores", refere um comunicado do Conselho.

O membros do Conselho manifestam o desejo que Pereira Coutinho "desempenhe as suas funções de deputado com a mesma pujança, empenho e sentido de responsabilidade, com que desempenhou durante estes dois últimos anos, as funções de membro do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas".

O comunicado, assinado por Carlos Pereira, presidente do Conselho Permanente refere ainda que conhecendo Pereira Coutinho como conhecem, o Conselho sabe que o novo deputado "não irá desiludir" aqueles que o mandataram para a sua missão.

Pela primeira vez desde 1999, uma lista maioritariamente integrada por portugueses conseguiu eleger, através de sufrágio directo, um deputado à Assembleia Legislativa de Macau (ALM).

José Pereira Coutinho, que é também presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, candidatou-se pela segunda vez àquele cargo (a primeira foi em 2001) tendo, desta vez, conseguido um dos 12 lugares escolhidos através de eleições directas.

A próxima ALM terá 29 deputados, 12 dos quais eleitos directamente, dez eleitos indirectamente e sete nomeados pelo Chefe do Executivo.

pub