Conselho das Comunidades felicita Pereira Coutinho pela eleição deputado

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) congratulou-se hoje com a eleição do seu conselheiro por Macau José Pereira Coutinho como deputado da Assembleia Legislativa da actual Região Administrativa Especial da China.

Agência LUSA /

Pereira Coutinho, cabeça de lista da Nova Esperança, conseguiu quase dez mil votos no sufrágio directo das eleições de domingo em Macau tendo conquistado um assento na Assembleia Legislativa à segunda tentativa que fez ao cargo.

"O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) orgulha-se que um dos seus membros tenha sido escolhido, pela voz do sufrágio universal, para representar os seus eleitores", refere um comunicado do Conselho.

O membros do Conselho manifestam o desejo que Pereira Coutinho "desempenhe as suas funções de deputado com a mesma pujança, empenho e sentido de responsabilidade, com que desempenhou durante estes dois últimos anos, as funções de membro do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas".

O comunicado, assinado por Carlos Pereira, presidente do Conselho Permanente refere ainda que conhecendo Pereira Coutinho como conhecem, o Conselho sabe que o novo deputado "não irá desiludir" aqueles que o mandataram para a sua missão.

Pela primeira vez desde 1999, uma lista maioritariamente integrada por portugueses conseguiu eleger, através de sufrágio directo, um deputado à Assembleia Legislativa de Macau (ALM).

José Pereira Coutinho, que é também presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, candidatou-se pela segunda vez àquele cargo (a primeira foi em 2001) tendo, desta vez, conseguido um dos 12 lugares escolhidos através de eleições directas.

A próxima ALM terá 29 deputados, 12 dos quais eleitos directamente, dez eleitos indirectamente e sete nomeados pelo Chefe do Executivo.

PUB