País
Falta de chuva na Madeira está a pôr reservas de água em risco
O arquipélago da Madeira registou na última década níveis de precipitação muito abaixo do normal para o inverno. A diminuição de precipitação foi mais acentuada entre 2006 e 2011.
No entanto, a contabilidade da água existente na Madeira é difícil de fazer devido às especificidades da ilha. Já em Porto Santo a situação é diferente, refere Nuno Pereira, da empresa Águas e resíduos da Madeira.
"O ano hidrológico não foi bom", refere o técnico, seguindo a tendência dos últimos anos de "decréscimo contínuo" devido, talvez, às "alterações climáticas".
As lagoas artificiais da ilha estão cheias mas o problema pior é o impacto na bacia hidrográfica, cujas reservas são dificilmente mensuráveis, explica Nuno Pereira.
"A ilha em si é que constitui um reservatório", afirma.
Já o Porto Santo não tem problemas uma vez que se recorre à dessalinização da água do mar.