Lisboa, 24 out (Lusa) -- O Ministério da Educação (ME) ainda está a analisar a possibilidade de a avaliação da disciplina de Educação Física voltar a ser contabilizada para a média de acesso ao ensino superior e conclusão do secundário.
Com o objetivo de valorizar a disciplina de educação física, o ME está a trabalhar em parceria com as associações de professores daquela área sobre a gestão do currículo da disciplina.
"Depois desta ampla discussão sobre a gestão do currículo no seu todo, qualquer alteração que eventualmente se possa produzir só terá efeito - para os alunos que entrarem no décimo ano - após a publicação da legislação relevante", explicou à Lusa o Ministério da Educação.
Assim, caso a medida avance, será aplicada de forma gradual: num primeiro ano apenas aos alunos que frequentam o 10.º ano; no seguinte, aos do 10.º e 11.º e, finalmente, aos três anos do ensino secundário.
A decisão de a nota de Educação Física deixar de contar foi decidida pelo anterior ministro da Educação, Nuno Crato, que manteve o peso da disciplina apenas para os alunos da área.
O eventual regresso ao anterior sistema foi conhecido este fim de semana durante o SIMPÓSIO + (Mais) EXERCÍCIO, > (Maior) SUCESSO ESCOLAR, M3 (Melhor) FUTURO, durante o qual vários especialistas sublinharam a importância do exercício físico para a melhoria das funções executivas e cognitivas dos alunos.
A Educação Física, por ser uma disciplina curricular e por se estender desde o pré-escolar até ao 12.º ano, acaba por ser a única forma de chegar a todas as crianças e jovens.
No entanto, vários especialistas têm alertado para as falhas que existem em muitas escolas do 1.º ciclo e para a desvalorização de que foi alvo no ensino secundário.
Entre os especialistas presentes no simpósio, houve quem tivesse reforçado o valor do desporto no combate à indisciplina e na promoção do sucesso escolar.
Na Dinamarca, por exemplo, os alunos de todas as escolas públicas do ensino obrigatório têm, no mínimo, 45 minutos diários de atividade física.