Observatório das doenças respiratórias propõe via verde no SNS para a pneumonia

por Arlinda Brandão

Foto: reuters

Portugal tem o dobro de mortes por pneumonia que a média da União Europeia.

O Observatório nacional das doenças respiratórias propõe que seja criada uma via verde no Serviço Nacional de Saúde para a pneumonia, tal como já existe para o AVC (acidente vascular cerebral).

Portugal tem o dobro de mortes por pneumonia que a média da União Europeia e no relatório apresentado esta segunda-feira o Observatório chama a atenção para um número significativo de mortes se verificar poucas horas após o doente dar entrada no hospital. O Observatório pede, por isso, ao governo, medidas urgentes nos centros de saúde e nos hospitais, adotando uma via verde.

O relatório do Observatório nacional das doenças respiratórias aponta também com preocupação para o aumento de casos do cancro do pulmão, um dos que mais mata em Portugal.

Como indicadores positivos, o Observatório refere a redução do número de internamentos por asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica).

As mortes por pneumonia em Portugal registaram um crescimento superior a 50 por cento, nos últimos 15 anos. Este é um dos dados do relatório do Observatório e que foi apresentado em Lisboa. Depois das pneumonias, aumentaram na casa dos 30 por cento os cancros do aparelho respiratório.
No geral, as mortes por doenças respiratórias aumentaram 30 por cento  nos últimos 15 anos.
pub