Quarenta por cento dos portugueses podem sofrer um AVC

Excesso de peso, hipertensão e excesso de colesterol estão a pôr em perigo a vida de uma boa parte da população nacional. A RTP teve acesso, em primeira mão, a um estudo de dois anos, conduzido pela investigadora Mafalda Bourbon, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Há seis acidentes vasculares cerebrais por hora, 52 por dia. Trinta e cinco vítimas acabam por falecer. Por outras palavras, um em cada seis portugueses morre de AVC e quem sobrevive fica com graves sequelas para o resto da vida. Os resultados deste estudo não deixam dúvidas.



O Acidente Vascular Cerebral (AVC) atinge sobretudo a terceira idade, mas está a crescer o número de casos na faixa etária dos 18 aos 35 anos, como confirma o cirurgião Manuel Antunes, diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais Universitários de Coimbra.



Também está a crescer o número de mulheres que poderão ter um AVC, devido ao aumento do número de fumadoras, que simultaneamente está a tomar a pílula anticoncepcional.

O AVC em jovens adultos é o tema da próxima grande reportagem Linha da Frente. “Uma parte de mim” é o título deste trabalho, que conta a história de Joana Oliveira.

Joana é uma jovem mulher que teve dois AVC. O primeiro foi confundido com stress e Joana foi obrigada a fazer a sua própria reabilitação, depois de ter ficado com a parte esquerda do corpo totalmente paralisada. Joana nunca se considerou uma mulher em risco.



Joana teve um percurso de vida extremamente doloroso mas conseguiu atingir um equilíbrio que transformou a sua forma de estar e de ver o mundo. Deixou para trás a mulher agitada e ansiosa que era e está a arrumar o passado.

As terapias orientais fizeram de Joana uma pessoa capaz de olhar para as coisas e para os outros com uma serenidade salutar. É, neste momento, mestre de Yoga e de Reiki.

A reportagem “Uma parte de mim” pode ser vista no próximo sábado, dia 17 de outubro, no programa Linha da Frente, logo após o Telejornal.