Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Vídeo: Estação Espacial Internacional passa sobre a RTP

por RTP
NASA

A Estação Espacial Internacional, em órbita terrestre, passou na última madrugada sobre as instalações da Rádio e Televisão de Portugal. Foi possível ver a estrutura a olho nu no céu de Lisboa.

Lisboa. 6h20 da manhã de uma quinta-feira fria e o olhar atento de alguém que já esperava ver a luz da Estação Espacial Internacional a partir da Terra.

Durante quatro minutos, o repórter de imagem da RTP Nuno Tavares saboreou este momento único junto às instalações da televisão pública, registando-o para memória futura.

Imagem - Nuno Tavares

A Estação encontra-se a orbitar o planeta a uma altitude de 340 a 353 quilómetros, o que possibilita a sua observação a olho nu. Viaja a uma velocidade média de 27.700 quilómetros por hora, completando 15,77 órbitas por dia.

A estrutura está, nesta fase, a perder uma média de 100 metros de altitude por dia e a orbitar a Terra num período de cerca de 92 minutos.Em tempo real
Se quiser ver a Estação Espacial, não precisa de começar a olhar já para o céu. Há um sítio na internet - Spot The Station - onde pode observar, em tempo real, a localização deste laboratório.



A Estação Espacial Internacional move-se de oeste para leste, em contraponto ao movimento da Terra face ao Sol. Os melhores momentos para a avistar são logo após o pôr-do-sol ou antes do amanhecer, quando a Estação reflete mais luz da estrela que governa o nosso sistema planetário.

No dia 28 de março de 2015 foi possível ver Portugal da Estação Espacial Internacional. Imagens únicas para rever aqui.


Tópicos
pub