A "marca Marcelo" ao fim de um ano em Belém

por Antena 1

Foto: Mário Cruz - Lusa

Aparece muito, mas António Costa aparece mais. Marcelo Rebelo de Sousa tem agenda cheia desde que venceu as eleições. O Barómetro de Notícias do ISCTE-IUL contou mais de mil referências nas peças jornalísticas publicadas em 2016.

O coordenador do barómetro, Gustavo Cardoso, fala de uma marca Marcelo que agrada ao Presidente e a quem procura audiências, como conta a jornalista Susana Barros.

O Barómetro de Notícias do ISCTE-IUL revela mais números: três notícias por dia sobre Marcelo, sete manchetes a cada dez dias. O barómetro analisou mais de 20 mil peças jornalísticas do ano passado.

Mais de mil - precisamente 1103 - tinham o Presidente da República como protagonista.

A surpresa é que António Costa, o primeiro-ministro, ficou à frente 1225 presenças, segundo a explicação do coordenador do barómetro. Mas intervém muito e é com notícias leves que mais aparece.

O Presidente tem agenda carregada e aparece porque dá audiências, considera Gustavo Cardoso. É a televisão que mais destaque tem dado a Marcelo Rebelo de Sousa. Política, banca, impostos, efemérides e celebrações oficiais são os temas mais associados às notícias com o Presidente da República.
pub