Programas tv

GRANDE ENTREVISTA

ÁLVARO DE LEMOS

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

ÁLVARO DE LEMOS

Episódio 21 de 0

Nasceu em Lisboa. É Sagitário. Aos quatro anos já dizia versos aos microfones de Rádio Graça. Aos oito, no Natal de 1937, estreou-se como actor numa revista-fantasia, interpretada só por crianças, que esteve em cena no Éden Teatro, em Lisboa, durante três meses, sob orientação do actor Eugénio Salvador.

Aos 14 anos foi convidado para o Clube Radiofónico de Portugal e aos 16 já apresentava os programas de variedades daquela emissora, sendo, na altura, o mais novo locutor português. Em 1957 foi repórter no sensacional e polémico programa ?A Invasão dos Marcianos?.

Em 1960 recebeu dois convites: um para o Rádio Clube Português e outro para o Rádio Clube de Moçambique. Optou por ir por ir para Moçambique, ocupar o lugar de chefe de locutores. Por lá passou, segundo as suas próprias palavras, alguns dos melhores anos da sua vida.

Em 1974 regressou a Lisboa e, depois de uma breve passagem pela Rádio Graça, ingressou nos quadros da Radiodifusão Portuguesa, quando a rádio foi nacionalizada.

Dois anos depois, recebeu convite para os Açores, Foi realizador da RDP/Açores até ao dia 16 de Dezembro de 2000, data em que se reformou, continuando, no entanto, ligado à rádio, pois a rádio é a sua grande paixão. Na RTP colaborou em programas infantis e interpretou uma personagem em ?O Barco e o Sonho?

Ficha Técnica

Título Original
GRANDE ENTREVISTA
Produção
RTP-AÇORES
Autoria
Luciano Barcelos
Ano
2016