Ouvir
José Candeias
Em Direto
José Candeias Com José Carlos Trindade

Os Dias da Rádio

Vou Ali e já Venho (Junho 18)

|

Vou Ali e já Venho (Junho 18)

Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho

No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar. 
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.
Março | Abril Maio | Junho Julho | Agosto |

Dia 29 - Roteiro Renascer – Vasco Estrela, Mação

O Roteiro sugerido por Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, começa nas três praias fluviais do concelho. O Roteiro passa ainda pelo Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo e a não perder a gastronomia local.   





 

Dia 28 - Mosteiro

Mosteiro fica escondida num vale junto à Ribeira de Pêra que lhe dá maior encanto. No Verão é também um lugar privilegiado devido à bonita e cuidada praia fluvial.

 



 


Dia 27 - Pedrógão Pequeno

Pedrógão Pequeno faz parte das Aldeias de Xisto mas as casas estão rebocadas de branco. O centro histórico está preservado com o casario a manter a traça original e as ruas de pedra.





Dia 26 - Ferraria de S. João

Ferraria de São João é uma pequena aldeia de xisto no alto de uma encosta da Serra da Lousã. Tem poucas ruas, é pequena e as casas são quase todas de pedra.

 




Dia 25 - São Simão

Casal de São Simão é uma das mais bonitas Aldeias de Xisto. Fica no concelho de Figueiró dos Vinhos, escondida no meio da serra e protegida por São Simão que está na ermida no topo do monte desde o séc. XV.

 

 




Dia 22 - Roteiro Renascer – José António Jesus, Tondela

José António Jesus, Presidente da Câmara de Tondela, sugere o Roteiro Renascer no seu concelho. O ponto de partida é a Serra do Caramulo. Vamos seguir por aldeias do Vale de Besteiros e a sugestão passa ainda pelo teatro em Tondela.




Dia 21 - Rio de Onor

Rio de Onor é uma das aldeias transmontanas que mais preserva a sua identidade. Muito mudou nas últimas décadas mas Rio de Onor continua com o espírito comunitário.

 




Dia 19 - Alamal

Alamal é uma praia natural com águas calmas do Tejo e sempre vigiadas pelo castelo de Belver..

 

 


 

Dia 18 - Albufeira do Azibo

Duas das melhores praias fluviais em Portugal, as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira estão na paisagem protegida da Albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros


 




Dia 15 - Maria Calado sugere Roteiro Renascer

O Roteiro Renascer de hoje é uma sugestão de Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura. A visita passa pelos concelhos de Mangualde e Nelas.

 

Dia 14 - Francisco de Lacerda

Realiza hoje na Calheta, na Ilha de S. Jorge, um concerto com composições de Francisco de Lacerda. Natural dos Açores foi no final do século XIX um maestro reputado internacionalmente.






Dia 13 - Sino de Coruche

Os sinos são fabricados em Portugal há pelo menos um milénio e o sino mais antigo é do século XIII e está no Museu Municipal de Coruche.

 




  
Dia 12 - Museu da Música Mecânica

O Museu da Música Mecânica está num edifício que parece uma caixa de música e no interior tem mais de 600 peças raras que nos deslumbram pela beleza, engenharia e sonoridade.






Dia 11 - Museu Nacional da Música

Um museu numa estação do Metro de Lisboa, uma das maiores coleções de instrumentos musicais na Europa e um acervo de 12 Tesouros Nacionais é o retrato síntese do Museu Nacional da Música.

 
 



Dia 8 - Roteiro Renascer no Gavião

José Pio, o Presidente da Câmara de Gavião faz um roteiro para o seu concelho onde o Tejo está quase sempre presente



Dia 7 - Tocha

A Praia da Tocha oferece a oportunidade de viver e sentir uma cultura que corre o risco de desaparecer. O postal ilustrado são os palheiros que ainda existem a que se junta a arte xávega.





Dia 6 - Mira

A praia de Mira é uma das melhores e maiores de Portugal e é a única em todo o Mundo com Bandeira Azul desde a sua atribuição, há mais de 30 anos. Mira é também uma praia com a tradição da arte xávega.

 

 


 

Dia 5 - Costa Caparica

A arte Xávega na Costa da Caparica está registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. É uma técnica de pesca tradicional e o conhecimento é transmitido de geração em geração.


 



Dia 4 - Estaleiros Sarilhos Pequenos

O Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos é o único a trabalhar em madeira no estuário do Tejo. Recupera e constrói embarcações tradicionais e pode ser visitado.