Ouvir
Periferias
Em Direto
Periferias Inês Almeida

Destaques

Conto num Violino | 3ª feira | 11h00 | 15h00

Por António Sá-Dantas

|

Conto num Violino | 3ª feira | 11h00 | 15h00 Conto num Violino | 3ª feira | 11h00 | 15h00

© Antonio Sa-Dantas & Lynn Rinner


A Antena 2 apresenta durante o mês de Novembro, o novo programa Conto num Violino da autoria de António Sá-Dantas. São 5 histórias / episódios em jeito de conto, com jogos de palavras e música, tendo por lugar de ação um violino.


3as feira | 11h00 | 15h00 (rep)
1, 8, 15, 22 e 29 Novembro


Conto num Violino  
de António Sá-Dantas


Conto num Violino é uma fantasia à volta das figuras típicas de um conto, contadas com base na anatomia de um violino. 
A princesa, que vive na ponta do arco, o sapo que vive no talão. Mas também um cupido com arco mas sem flecha, que se deixa surpreender por quem na realidade se apaixona. 
Contada no jeito de um conto, esta é uma história para adultos, com jogos de palavras e música que brinca com o violino, narrada por Luísa Cruz, Luís Madureira, Sze Ying Chan e António Sá-Dantas.


Episódios
Conto num Violino…

Ep.1 | 1 Nov.
A Princesa
Encontramos uma princesa na ponta do arco do violino... não é Rapunzel, esta princesa prefere o cabelo curto, e grandes botas de tacão.
Para ouvir, clicar aqui.

Ep. 2 | 8 Novembro
O Sapo
Um sapo vive no talão do arco do violino. Lembra-se dos seus tempos de pessoa, cavalgando um cavalo de longas crinas, mas prefere a sua atual pele sedosa e verde, mole e flexível aos músculos que tinha antes, quer ser o sapo que salta livremente de lago em lago.
Para ouvir, clicar aqui.

Ep. 3 | 15 Novembro
O Cupido
Um cupido está por debaixo de uma arcada, esticada e unida por dois contrastes que se encontram. Mesmo sem flecha faz estremecer aqueles que une.
Para ouvir, clicar aqui.

Ep. 4 | 22 Novembro
A Ponte
As ondas fluem por cima desta ponte mágica, construída sobre uma floresta cortada, que une sob pressão o mundo exterior com o interior. Um aqueduto seco, que enche a mãe d’água com ondas.
Para ouvir, clicar aqui.

Ep. 5 | 29 Novembro
A Alma
Uma cave, a mãe d'água cheia de ondas secas e uma única coluna, dentro do violino, a alma de toda a história.
Para ouvir, clicar aqui.




Ficha Artística

Ideia, composição musical e texto: António Sá-Dantas
Narração: Luísa Cruz, Luís Madureira, Sze Ying Chan, António Sá-Dantas
Apoio técnico: Vasco Breitenfeld
Violino, edição e mistura: António Sá-Dantas


@ Jorge Carmona / Antena 2

António Sá-Dantas | Compositor, maestro e contratenor, é também fundador, diretor artístico e maestro principal da orquestra de câmara Cat's Cradle Collective e diretor musical dos Union Chapel Singers em Londres.   
Como compositor, a sua obra mais recente é "Cidades Invisíveis", a narração integral desta obra de Italo Calvino, com música original. António trabalho com um elenco único que inclui Fernando Luís, Luísa Cruz, Igor Regala e Francisco Arraiol entre outros. Sempre aberto a colaborações, António criou a música e ensaiou o coro para o espetáculo "Portrait of a Wrestler" da coreógrafa Claire Heafford, explorando a ideia de masculinidade no mundo do wrestling, e mostrando esta como forma de arte. A música para António recebeu encomendas para composições de entidades como a rádio nacional austríaca Ö1 e a rádio nacional portuguesa Antena 2, para quem fez o teatro sonoro radiofónico "Eine Schwalbe falten" e a sua adaptação portuguesa "Dobrar uma Andorinha", com Rita Blanco no papel principal. Foi também Jovem Compositor em Residência da Casa da Música no Porto em 2016 e recebeu o 2º prémio do concurso internacional Styria Cantat pela sua obra coral "Cantos". Com Clara Andermatt e Jonas Runa, António co-criou a performance de dança e música "Suspensão", apresentada várias vezes em Portugal, inclusivamente no CCB, onde também já teve as suas obras estreadas.   
Co-fundador e maestro principal do ensemble Cat's Cradle Collective, o António criou uma série de projetos performativos com música de várias épocas e estreando obras contemporâneas, incluindo apresentações na Embaixada de Portugal em Londres, no Royal College of Music, na Royal Academy of Arts e com gravações transmitidas em rádios internacionalmente.   
Para o Cat's Cradle, António criou o projeto Das Tripas Coração, para o qual convidou compositores a criar nova música inspirada em música tradicional portuguesa, projeto este que conta agora com a sua 2ª edição, transmitida pela Antena 2 assim como um filme apoiado pelo Instituto Camões.   
António tem licenciaturas em composição e direção de orquestra pela Kunstuniversität Graz (Áustria) e um mestrado em composição do Royal College of Music Londres.   
Como contratenor estreou várias obras, e é também membro do coro Londinium e de vários outros grupos em Londres cantando desde e música renascentista a música nova. 
 Atualmente António está a desenvolver a sua primeira ópera explorando vários temas de saúde mental, é também choral scholar na igreja de St. John em Notting Hill em Londres e está a preparar a adaptação de Das Tripas Coração, num formato de concerto com teatro intitulado "Songs my mother taught me", a ser apresentado em Novembro 2022 na Union Chapel em Londres.