Conversa Capital com Eurico Brilhante Dias, Secretario de Estado da Internacionalização

por Antena1

Foto: Antena1

Casos de alegada corrupção como o de Joe Berardo ou Luís Filipe Vieira tiram valor à economia portuguesa mas não constituem um dano reputacional externo para o país.

Em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, diz que neste momento não sente a situação como um dano. Considera que se deve olhar para o "fenómeno como um copo meio cheio ou meio vazio". Meio cheio porque significa que a justiça está a funcionar. Meio vazio porque "as nossas instituições, num determinado momento, não foram capazes de precaver comportamentos que danificam a perceção sobre o funcionamento da sociedade". Admite que são fenómenos que retiram valor à economia portuguesa, mas não causam dano, porque o que se passa em Portugal não é muito diferente do que acontece noutros países.

Os números falam por si: o secretário de Estado revelou que Portugal vai ter um bom ano de investimento direto estrangeiro (IDE) e poderá mesmo acabar o 2021, em termos líquidos, acima dos 150 mil milhões de euros de stock, o que corresponde a 75 por cento do PIB, um valor recorde na economia portuguesa.

Já em relação às exportações, Eurico Brilhante Dias acredita que Portugal vai acabar o ano em recuperação e aproximar-se dos valores de 2019 em 2022. Lembra, no entanto, que tudo depende do comportamento do turismo e do transporte aéreo, até porque em 2020, apesar do valor das exportações ter descido, Portugal ganhou quota de mercado, porque conseguiu resistir em mercados de proximidade.

Já em relação à falta de componentes como chips, que estão a por em causa as operações em algumas indústrias como a indústria automóvel, o secretário de Estado acredita que até ao final do ano vai ser possível regularizar a situação.

Nesta entrevista o secretário de Estado revelou que em Portugal "estamos de olho nos PRR dos outros" países e até já há empresas portuguesas que estão a avançar com investimentos. Em sentido contrário, Portugal também conta atrair investimento estrangeiro para Portugal e já há empresas interessadas.

Uma entrevista conduzida pelos jornalistas Rosário Lira, da Antena1 e David Santiago do Jornal de Negócios.
pub