Reino Unido ultima "lista-semáforo" de países para onde viajar no verão sem quarentena

por RTP
Reuters

A lista está a ser elaborada pelo governo britânico e inclui critérios como o ritmo da campanha de vacinação, a presença de variantes do vírus para a qualificação de cada destino turístico.

Portugal é, tradicionalmente, um dos destinos de eleição dos britânicos e, para regiões como o Algarve, é uma importante fonte de receita turística.

O primeiro-ministro britânico deverá apresentar esta segunda-feira os critérios que estarão na base da listagem.

A “lista semáforo” atribuirá o sinal verde aos países para onde haverá liberdade para viajar, em necessidade de submeter-se ao período obrigatório de quarentena no regresso.

Sinal amarelo significará que haverá necessidade de quarentena de dez dias quando regressarem a Inglaterra, com testes PCR obrigatórios ao segundo e oitavo dias.

A lista vermelha, em que se deverão incluir 39 países, a maioria na América Latina e África e nenhum país europeu, pressupõe a proibição absoluta de viagens de lazer. Caso tenham de viajar para esses destinos, no regresso têm de cumprir quarentena num hotel designado pelas autoridades, pagando a estadia de cerca de dois mil euros.

O governo de Boris Johnson resiste a incluir na lista vermelha países onde a pandemia se descontrolou, como na França, apesar da pressão de conselheiros científicos.

A decisão do governo de Boris Johnson só é vinculativa para a Inglaterra. Escócia, Gales e Irlanda do Norte têm autonomia de decisão nesta matéria, mas tem havido uma prática de concertação de esforços no âmbito da pandemia.
pub