Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

União Europeia quer OMS mais transparente

por Alexandre Brito - RTP
Imagem de arquivo do Diretor-Geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus Reuters

A União Europeia quer maior transparência da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como os países reagem a crises emergentes de saúde. A posição está num documento a que a agência Reuters teve acesso. Uma proposta de reforma da OMS quando ainda estão bem vivas as críticas à reação inicial da China em relação ao vírus que criou uma pandemia.

O documento que, de acordo com a Reuters, foi redigido pelo governo alemão após discussões com outros Estados-membros, tenta dar resposta às dificuldades da OMS em relação a financiamentos, liderança e poderes legais.

Com data de 19 de outubro, exorta a OMS a adotar medidas que aumentem a "transparência no cumprimento nacional" das Normas Sanitárias Internacionais, que exigem que Estados-membros partilhem rapidamente informações sobre emergências de saúde.

Estão ainda bem vivas as críticas dos EUA, pela voz do próprio Presidente Trump, ao acusar a OMS de ter alinhado com a China na primeira fase da pandemia por ter demorado demasiado tempo na reação e partilha de informação.

Acusações que foram e têm sido rejeitadas pela Organização Mundial da Saúde.

Este documento agora conhecido, indica que também a União Europeia tem dúvidas sobre a forma como a situação foi gerida. 

Tanto responsáveis da UE como do próprio governo alemão recusaram-se a comentar o conteúdo deste documento por ser tratar ainda de um rascunho. Pequim também não reagiu, adianta a Reuters.

A proposta será discutida pelos ministros da saúde da UE numa videoconferência na próxima semana onde será fechada a posição comum antes da assembleia da OMS em meados de novembro.

Apesar de reiterar o apoio e destacar o papel central da agência na abordagem dos desafios globais da saúde, o rascunho desenhado pelo governo alemão aponta a insuficiente transparência como o primeiro de muitos desafios da Organização Mundial da Saúde.

O documento, de acordo com a Reuters, exige "um sistema de relatórios mais eficaz e aplicado de forma consistente pelos Estados Partes do Secretariado da OMS". 

E reforça a ideia de que os mecanismos para avaliar o cumprimento das obrigações de relatórios pelos países devem ser fortalecidos e periódicos.
Tópicos
pub