Vacina Novavax com mais de 90% de eficácia em testes nos EUA

por RTP

A empresa divulgou esta segunda-feira os resultados da última fase de testes da candidata a vacina contra a covid-19. O ensaio clínico, com base nos EUA, mostrou que a vacina é mais de 90% eficaz contra COVID-19 e fornece proteção perante as variantes.

O estudo juntou três mil voluntários nos Estados Unidos e México. A empresa vai pedir a autorização de emergência das autoridades de saúde dos EUA e fará o mesmo nos restantes país no terceiro trimestre do ano.

A vacina candidata da Novavax foi mais de 93% eficaz contra as variantes predominantes de COVID-19 que têm sido motivo de preocupação entre cientistas e funcionários de saúde pública, disse a empresa.

Durante os testes, a variante B.1.1.7 descoberta pela primeira vez no Reino Unido se tornou a variante mais comum nos Estados Unidos.

A Novavax detectou também as variantes do COVID-19 encontradas pela primeira vez no Brasil, África do Sul e Índia entre os participantes do estudo, disse à Reuters o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Novavax, Dr. Gregory Glenn.

A vacina foi 91% eficaz entre os voluntários com alto risco de infeção grave e 100% eficaz na prevenção de casos moderados e graves de COVID-19. Foi aproximadamente 70% eficaz contra as variantes do COVID-19 que o Novavax não foi capaz de identificar, disse Glenn.

"Em termos práticos, é muito importante que a vacina possa proteger contra um vírus que está circulando descontroladamente" entre as novas variantes, disse Glenn.

Novavax disse que a vacina foi geralmente bem tolerada entre os participantes. Os efeitos secundários incluíram dor de cabeça, fadiga e dor muscular e foram geralmente leves. Um pequeno número de participantes experimentou efeitos colaterais descritos como graves.

A Novavax continua a caminho de produzir 100 milhões de doses por mês até o final do terceiro trimestre de 2021 e 150 milhões de doses por mês no quarto trimestre de 2021, disse a empresa.

c/agências
pub