131 obras de Manuel Cargaleiro vão à praça em Lisboa
Cento e trinta e uma obras de Manuel Cargaleiro, pertencentes à colecção privada do embaixador do Brasil Ernesto Ferreira de Carvalho, recentemente falecido, vão à praça em Lisboa, na noite de dia 14.
O Palácio do Correio Velho vai leiloar esta colecção particular de obras do artista - trabalhos de desenho, pintura e cerâmica referentes aos anos 1957 a 1988 -, que considera terem sido reunidas "numa oportunidade única", pode ler-se no catálogo do leilão.
As obras a leilão estão expostas até sexta-feira.
A obra que apresenta maior valor de licitação - 40.000/60.000 euros - é um quadro de óleo sobre tela intitulado "Le Jardin Nocturne", de 88 por 54 centímetros, assinado e datado de 1968.
Segundo aquela leiloeira, Ernesto Ferreira de Carvalho e Cargaleiro conheceram-se durante a década de cinquenta do século passado, quando o diplomata se encontrava em serviço em Portugal, tendo-se cimentado uma longa e sincera amizade entre os dois.
Manuel Cargaleiro, pintor de rico cromatismo e ceramista de renome internacional, nasceu em 1927, em Vila Velha de Ródão.
Em simultâneo com o leilão de obras de Cargaleiro decorre ainda a segunda parte do leilão da Colecção Capucho com 143 obras, que vão à praça nas noites de 15 e 16 do corrente.