Admiração pela obra de Whitman influenciou perfil de heterónimos

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 26 Nov (Lusa) - A admiração e até a identificação que Fernando Pessoa tinha pelo autor norte-americano Walt Whitman e pela sua obra influenciaram a criação de alguns heterónimos criados pelo poeta, tais como Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.

As influências de universos de outros autores na obra do poeta português foram o tema central de uma mesa de intervenções de pessoanos realizada durante a manhã de hoje no Congresso Internacional Fernando Pessoa que está a decorrer em Lisboa até sexta-feira.

De acordo com o também poeta e ensaísta Nuno Júdice, que participou na mesa, Walt Whitman, um norte-americano descendente de ingleses e holandeses, nascido em Long Island, EUA, em 1819, e falecido em 1892, era considerado por Pessoa "seu irmão em universo".

Júdice recordou um texto, nunca publicado em vida do poeta português, intitulado "Saudação a Walt Whitman", no qual Pessoa demonstra "grande admiração e identificação" pelo autor norte-americano.

A nova subjectividade introduzida por Whitman na concepção poética e a técnica inovadora do verso livre influenciaram fortemente a literatura norte-americana posterior ao autor e também todo o lirismo moderno.

Nuno Júdice lembrou, a propósito, que Whitman "já tinha influenciado a geração do escritor Antero de Quental" (1842-1891) em Portugal.

"O próprio Fernando Pessoa definiu o seu heterónimo Álvaro de Campos como um Walt Whitman com um poeta grego lá dentro", observou.

Álvaro de Campos "nasceu" em 15 de outubro de 1889 e era descrito como um "engenheiro, inquieto e sensacionista", e, segundo os especialistas, representa a vertente mais audaciosa que Pessoa se permitiu, através das "experiências mais barulhentas" do futurismo português.

Segundo Nuno Júdice, apesar de Pessoa apontar Álvaro de Campos como o heterónimo mais influenciado por Whitman, "também Alberto Caeiro se identificava com o autor" norte-americano.

As investigadoras Anna Klobucka e Inês Pinto Basto também referiram, durante as intervenções nesta mesa do congresso, as influências de William Wordsworth (1770-1850) e de James Joyce (1882-1941) na obra de Fernando Pessoa.

Até sexta-feira, o congresso internacional irá debater ainda a influência de Fernando Pessoa nas culturas brasileira e portuguesa, a relação com a filosofia e a psicanálise, entre outras temáticas ligadas à vida e obra do autor.

AG.

Lusa/Fim


pub