EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Ampliação do Museu do Chiado passa pela futura ocupação do espaço da PSP - Diretora

Ampliação do Museu do Chiado passa pela futura ocupação do espaço da PSP - Diretora

Lisboa, 16 jun (Lusa) - A diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Aida Rechena, disse hoje que a ampliação das instalações passa pela futura ocupação do espaço deixado vago pela PSP, no interior do Convento de São Francisco, em Lisboa.

Lusa /

"Ainda não sabemos quando, mas sabemos que o espaço das antigas garagens, oficinas e refeitórios da PSP está afeto ao museu e será disponibilizado", disse hoje aos jornalistas, no final de uma visita guiada à nova exposição permanente, que é inaugurada às 19:00.

O Museu do Chiado está instalado no Convento de São Francisco, e foi ampliado no ano passado para o edifício na Rua Capelo, de onde saíram os serviços do Governo Civil, e onde foram disponibilizados 800 metros quadrados para exposições.

Esse mesmo edifício foi ligado ao edifício da Rua Serpa Pinto, onde o museu ocupava já três pisos, e que a diretora pretende dedicar em exclusivo à exposição permanente de uma seleção do seu acervo, que ascende a cerca de 5.000 peças, num percurso cronológico desde 1850 até à atualidade, com pintura, escultura, desenho, fotografia e vídeo.

Os dois edifícios foram alvo de obras de remodelação este ano, para criar um corredor interno que os vai ligar, e que deverá abrir ao público, "em breve, quando forem resolvidas algumas questões técnicas", segundo a diretora.

Em 2014, foi assinado um protocolo entre a então ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, o ministro da Administração Interna Miguel Macedo e o secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier, para a partilha do convento pelas várias tutelas.

Na altura, os responsáveis do Governo indicaram que parte das instalações na rua Capelo iria ser reservada para a criação de uma área museológica dedicada à História da Polícia de Segurança Pública (PSP).

De acordo com Aida Rechena, o edifício da rua Capelo prevê também uma ala para a Faculdade de Belas Artes, que já se encontra instalada no complexo edificado do Convento, que abrange todo um quarteirão, naquela área urbana.

"O Museu do Chiado terá o edifício da rua Capelo para as exposições temporárias e o edifício da rua Serpa Pinto para a exposição permanente. Futuramente, está previsto recebermos as antigas instalações da PSP", indicou.

"Vanguardas e Neovanguardas na arte portuguesa - séculos XX e XXI" é o título da nova exposição permanente do Museu do Chiado, que apresenta um percurso das várias correntes artísticas, através de 80 obras, em pintura, escultura, colagem, fotografia, instalação e vídeo.

Amadeo de Souza Cardoso, António Pedro, Mário Eloy, Jorge Vieira, Almada Negreiros, Joaquim Rodrigo, Fernando Lanhas, Lourdes Castro, Helena Almeida, Julião Sarmento, Ângela Ferreira, João Tabarra, Pedro Cabrita Reis, Vasco Araújo e Pedro Paiva & João Maria Gusmão estão entre os artistas representados nesta exposição.

Tópicos
PUB