Cine-Teatro Almeida Garrett reabre na Póvoa de Varzim após 5 ME de investimento

Póvoa de Varzim, 13 jun (Lusa) - O Cine-Teatro Garrett, o novo equipamento cultural da Póvoa de Varzim que este sábado é inaugurado, pretende apostar na diversidade de manifestações culturais, para se assumir como um espaço vocacionado para toda a população.

Lusa /

O edifício, que data do final do século XIX, é desde 1998 propriedade da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e foi alvo de um profundo processo de recuperação nos últimos anos, graças a um investimento de 5 milhões de euros, que o torna no mais emblemático local cultural da cidade.

Hoje, véspera de inauguração, os últimos trabalhos de acabamento ainda decorrerem no interior do edifício, enquanto no exterior, bem no centro da cidade da Póvoa de Varzim, o programa de atividades já se desenrola, com concertos de música.

Manuela Ribeiro, responsável pelo espaço e pela programação, garantiu que "tudo ficará pronto para a inauguração este sábado", mas lembrou que "os próximos seis meses serão de testes, pois é impensável que numa sala de espetáculos totalmente renovada tudo esteja operacional de uma só vez".

Ainda assim, apesar desta fase de ajustes e adaptações, o Cine-Teatro Garrett já estará apto a receber espetáculos de música, dança e teatro de vários géneros.

"Teremos uma programação muito heterogénea. A ideia é que esta seja uma sala de espectáculo de todos os poveiros, e que sirva as vontades e os interesses dos seus habitantes", disse a responsável, aprofundando: "Haverá, certamente, coisas feitas pelos grupos e associações locais, mas haverá também outras atividades genéricas, e que vão ao encontro de vários tipos de público".

Manuela Ribeiro considerou que "à escala da Póvoa de Varzim este é um equipamento com grandes potencialidades que permite uma série de atividades diversificadas e em simultâneo, que em nada fica atrás de outras salas de espetáculos de cidades semelhantes".

Com 485 lugares sentados e capacidade para se adaptar às especificidades de várias manifestações culturais, Manuela Ribeiro lembrou que, "sendo um espaço novo, está preparado para receber grandes espetáculos", podendo assumir-se "como mais um polo de animação turística e de dinamização da cidade".

Para a reabertura deste espaço, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, programou um sem número de atividades, que hoje começaram e se prolongam até 22 de junho.

O ponto alto das comemorações acontece este fim-de-semana, com a cerimónia de inauguração e a apresentação à população do espaço, às 15:00 de sábado, e com dois concertos gratuitos do músico Rodrigo Leão, no sábado e domingo à noite.

Na reestruturação do edifício foram criadas novas acessibilidades entre todos os pisos, o redimensionamento da própria sala de espetáculos, cuja capacidade total passou a 485 lugares sentados, a criação de uma sala de apoio para receções ou eventos de menor escala e de uma zona de bar e esplanada ao nível da cobertura do edifício, além da criação de novos camarins e a reestruturação geral do palco e das áreas técnicas.

Tópicos
PUB