Cristina Robalo Cordeiro vai para Marrocos dirigir representação da Agência Universitária da Francofonia

Coimbra, 21 dez (Lusa) -- A antiga vice-reitora da Universidade de Coimbra Cristina Robalo Cordeiro vai dirigir a representação da Agência Universitária da Francofonia (AUF) no Magrebe, um novo polo da maior associação universitária do mundo, disse hoje à Agência Lusa.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A Agência "é a maior associação de universidades do mundo. Tem como grande objetivo criar uma comunidade científica de referência no mundo da língua francesa", adiantou.

Especialista em estudos francófonos, a catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai liderar o décimo pólo regional que a associação criou, em Marrocos, com sede em Rabat, e que vai abranger os três países do Magrebe (Marrocos, Tunísia e Argélia), como é especificado em nota de imprensa.

Com quase 800 universidades de cerca de uma centena de países, a AUF tem sedes institucionais no Canadá e em França e está presente em 40 nações.

Esta é a primeira vez que é escolhida uma figura de um país que não é francófono para este tipo de cargo, tendo a seleção ocorrido por concurso internacional, com 23 candidaturas de vários países.

Cristina Robalo Cordeiro, que foi a primeira mulher a candidatar-se ao cargo de reitor da Universidade de Coimbra, inicia funções em Rabat no início de janeiro, por um período de dois anos.

Tópicos
PUB