David Ferreira, Valentim Quaresma, Ricardo Preto apresentam hoje coleções

| Cultura

A 51.ª edição da ModaLisboa prossegue hoje, no Pavilhão Carlos Lopes, com a apresentação das coleções para a primavera do próximo ano de David Ferreira, Valentim Quaresma, Ricardo Preto e dos participantes do concurso Sangue Novo.

Archie Dickens, Carolina Raquel, Federico Protto, For all Kind by Saskia Lenaerts, Opiar, Pu Tianqu, Rita Carvalho, The Co. Re, Víctor Huarte e Vítor Antunes são os concorrentes desta edição do Sangue Novo, que passa a ser anual, embora continue a haver duas apresentações por ano.

Nesta edição da ModaLisboa decorre a primeira eliminatória do concurso, destinado a finalistas de cursos superiores de Design de Moda de escolas nacionais e internacionais e jovens `designers` em início de carreira, na qual serão escolhidos cinco finalistas.

Os cinco recebem um prémio monetário, que irá permitir-lhes fazerem a coleção que apresentarão na final, em março do próximo ano, na 52.ª edição da ModaLisboa.

As propostas dos concorrentes do Sangue Novo são apresentadas hoje num desfile coletivo, no Pavilhão Carlos Lopes.

Também hoje, no mesmo local, serão apresentadas as coleções de David Ferreira (no âmbito da plataforma LAB, dedicada aos novos talentos), de Valentim Quaresma e de Ricardo Preto.

Os desfiles são acessíveis apenas por convite, mas haverá, à semelhança de edições anteriores, atividades abertas ao público.

A partir de hoje, e até domingo, estará aberto o `WonderRoom`, uma `pop-up store` (loja temporária), onde será possível conhecer e comprar peças de 24 marcas e `designers` nacionais, em áreas como artesanato, têxtil, joalharia, vestuário, acessórios e `lifestyle`.

O "Wonder Room" irá funcionar entre as 14:00 e as 22:00, junto ao Pavilhão Carlos Lopes.

No mesmo local, será possível visitar-se a exposição de fotografia e ilustração da plataforma "Workstation". Nesta edição, serão apresentados trabalhos de Pedro Leote, Andy Dyo, Frederico Santos (fotografia), Camila Gondo, Mafalda Fialho e Perky Mary (ilustração).

Também abertas ao público, estarão patentes, junto ao Pavilhão Carlos Lopes, a exposição "Portuguese Shoes", "homenageando o saber-fazer e qualidade de uma indústria que alia tradição e modernidade", e o `showcase` ModaPortugal, "instalação que conjuga moda, tecnologia, sustentabilidade, futuro, `lifestyle`, arte e design através de exemplos de produção industrial e criatividade nacional, explorando e potenciando o relacionamento entre a industria têxtil e de vestuário, marcas e designers".

A exposic¸a~o dedicada ao calc¸ado portugue^s celebra-se na edic¸a~o Multiplex num cena´rio lu´dico e cla´ssico: um carrossel. E´ desta forma que vamos apresentar os sapatos da indústria nacional e as parcerias dos designers nacionais, num espaço exterior da ModaLisboa e com uma mostra aberta ao público.

Entretanto, entre hoje e domingo, haverá "instalações e mesas redondas, em paralelo com momentos de `networking` que visam a disseminação nacional e internacional das últimas tendências do mercado de moda", no âmbito do `Check Point`, "um novo espaço de diálogo, desenhado para criativos, empreendedores e todo o público profissional da Lisboa Fashion Week", cuja maioria das atividades exige inscrição prévia.

 

Tópicos:

Design, Kind Saskia Lenaerts Opiar Pu Tianqu Rita Carvalho Co Re Víctor Huarte, Leote Andy Dyo Frederico, Perky, Sangue,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

    O desaparecimento do jornalista saudita fragiliza a relação dos EUA com uma ditadura que lhe tem sido útil a combater o Irão e a manter os preços do petróleo.

      Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.

        Faltam seis meses para a saída do Reino Unido da União Europeia. Dia 29 de março de 2019 é a data para o divórcio. A RTP agrega aqui uma série de reportagens sobre o que o Brexit pode significar.