Diego El Cigala canta flamenco no Grande Auditório do CCB a 29 de Maio

O cantor de flamenco Diego El Cigala, conhecido pelo seu trabalho com o pianista cubano Bebo Valdés, vai actuar a 29 de Maio no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, anunciou a promotora do concerto.

Agência LUSA /

De acordo com a Incubadora D`Artes, o cantor, que actuará pela primeira vez em Portugal, apresentará alguns temas do álbum, lançado há dois anos, "Picasso en mis Ojos", dedicado ao pintor espanhol, no qual colaboraram os artistas Paco de Lucia, Raimundo Amador e Tomatito.

Com este trabalho, muito saudado pela crítica, obteve um Grammy Latino para melhor álbum de flamenco.

Apesar de a sua carreira ter já uma década, foi com os registos "Lágrimas Negras" e o DVD "Blanco e Nero" que El Cigala obteve projecção internacional.

Nascido no seio de uma família de artistas, com apenas 12 anos obteve o primeiro prémio num concurso de flamenco, chamando a atenção de artistas como Tomatito e Vicente Amigo, que começaram a requisitar a sua colaboração.

Em meados dos anos 90 iniciou a sua carreira a solo com o álbum "Undebel", contando com a colaboração de Tomatito e David Amaya.

"Entre Vareta y Canasta", "Corren Tiempos de Alegria" e "Lágrimas Negras", no qual cruza o flamenco e o bolero de Bebo Valdés, foram os trabalhos subsequentes que consolidaram o seu êxito entre o público.

No dia 29, Diego El Cigala actuará no CCB com Yumitus ao piano, Yelsy Heredia no contrabaixo, Diego El Morao na guitarra e SABU na percussão.


PUB