"Divã", adaptado do best-seller de Martha Medeiros, estreia no Tivoli
A comédia sobre a mente feminina "Divã", uma adaptação teatral do best-seller homónimo da brasileira Martha Medeiros, estreia hoje no Teatro Tivoli, em Lisboa, onde ficará em cena até 29 de Janeiro.
A actriz brasileira Lília Cabral, conhecida em Portugal pela participação em telenovelas, foi proposta para o Prémio Shell de Melhor Actriz no Brasil devido ao seu desempenho nesta peça, em que representa uma mulher de 40 anos, sem problemas aparentes, que resolve, mais por passatempo, procurar um psicanalista.
A personagem principal, Mercedes, tem dois filhos, uma vida estável e considera-se moderna, inteligente, pragmática, divertida e super-feminina, mas as sessões de psicanálise revelam que, afinal, é ciumenta, insegura e dramatiza quase a despropósito.
A peça, que esteve em cena no Brasil e agora chega a Lisboa, é a adaptação de um livro da jornalista Martha Medeiros, editado em 2002 pela editora brasileira Objetiva e que se tornou num sucesso de vendas (mais de 50.000 exemplares vendidos) da designada "literatura pop".
Martha Medeiros nasceu em Porto Alegre em 1961, publicou poesia, crónicas, romance e livros infantis e já arrebatou diversos prémios literários, tendo ainda sido finalista de alguns galardões.