Eduarda Abbondanza distinguida com Medalha de Mérito Cultural da Câmara de Lisboa

por Lusa

Lisboa, 11 out (Lusa) -- A presidente da Associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, foi hoje distinguida com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia nos Paços do Concelho, no dia em que começou a 51ª edição da ModaLisboa.

Eduarda Abbondanza, que nasceu em Lisboa, onde vive, "é um nome incontornável do mundo da Moda, que eleva e promove a cidade de Lisboa no contexto internacional da moda", lê-se na proposta de atribuição da medalha, a que a Lusa teve acesso, e que foi aprovada hoje por unanimidade em reunião de Câmara.

Segundo fonte da autarquia, a proposta, da autoria da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, foi subscrita pelo presidente da autarquia, Fernando Medina, e pelos vereadores do CDS-PP.

Na proposta, a vereadora defende que Eduarda Abbondanza "assume um carácter inovador e disruptivo em todos os projetos em que se envolve, procurando sempre novas ideias e novas formas de pensar, elevando a qualidade dos projetos e inspirando o sector e todos com quem lida diretamente".

Formada em design de moda, Eduarda Abbondanza iniciou a carreira a trabalhar com Ana Salazar, em 1985, em Lisboa, e com Rafaella Curriel, em 1986, em Milão, Itália.

A primeira edição da ModaLisboa, que fundou com Mário Matos Ribeiro, data de março de 1991, no Teatro São Luiz, embora haja registo de uma edição zero, em 1990, integrada nas Festas da Cidade.

Durante 27 anos, o evento percorreu os mais variados espaços da capital e chegou a realizar-se em Cascais e, no mesmo concelho, no Estoril.

Hoje começou a 51.ª edição, na qual são apresentadas coleções para a primavera do próximo ano, que arrancou na Estufa Fria e prossegue até domingo no Pavilhão Carlos Lopes e zona circundante, no Parque Eduardo VII.

Na proposta aprovada hoje, Catarina Vaz Pinto recorda que Eduarda Abbondanza, "como presidente e diretora criativa da ModaLisboa e da Lisboa Fashion Week", "criou e implementou projetos estruturantes para o desenvolvimento da Moda Nacional como disciplina integradora".

"Aposta em jovens designers e novos valores para o meio e promove alterações estruturantes para o sector. Salienta-se a autoria e o desenvolvimento de conceitos inovadores tais como o concurso de jovens designers Sangue Novo, a plataforma de incubação LAB, as exposições transdisciplinares `Workstation` e `Wonder Room -- Pop-Up Store` entre outros projetos de empreendedorismo da ModaLisboa", refere a vereadora.

Além de presidente da Associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza é também professora auxiliar convidada no mestrado em Design de Moda da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, e assume "a direção criativa de marcas e a consultoria de design".

Tópicos
pub