Especialista em genealogia afirma ter descoberto descendentes da Gioconda

Um genealogista italiano afirma ter encontrado os descendentes de Mona Lisa, que serviu de modelo para a célebre Gioconda de Leon ardo da Vinci.

Agência LUSA /

"As princesas Natalia e Irina Strozzi", duas italianas com 29 e 24 anos respectivamente, são as descendentes "mais directas" de Mona Lisa, mulher de Francesco Bartolomeo Del Giocondo, que encomendou o seu retrato a Leonardo da Vinc i em 1503, afirma Domenico Savini, autor de um trabalho sobre a árvore genealógi ca da Gioconda.

Natalia é actriz e Irina é formada em economia.

"A descendência directa (pelo lado masculino) dos Del Giocondo, extingu iu-se no final do século XVII", assegura Savini, que trabalhou nos arquivos da f amília, conservados em Florença.

A descendência perpetuou-se pelo lado feminino, passando da família Del Giocondo para as famílias Del Garbo, Mozzi e finalmente Bombicci-Pontelli.

A avó paterna das princesas Strozzi, Maria Luísa Guicciardini, nascida Bombicci-Pontelli, é o traço de união entre os Strozzi e os Del Giocondo, segund o o especialista.

A transmissão dos arquivos da família Del Giocondo para a família Stroz zi é "uma prova" da ligação entre as duas famílias, assim como a presença, no in ventário do património da família Mozzi, de "um retrato de Mona Lisa", acrescent a Savini.

No entanto, o facto da descendência ser assegurada pelo ramo feminino, o que a torna mais difícil de identificar visto que o nome não é transmitido, si gnifica que podem existir mais descendentes da Gioconda, que seriam "menos direc tos", conclui o especialista.
PUB