Espólio da Bienal de Cerveira vai ser apresentado em Itália

por Lusa

Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, 19 abr 2019 (Lusa)- Dezasseis obras do espólio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vão ser apresentadas no Museo del Crudo, na Sardenha, em Itália, entre 04 de maio e 30 de junho, informou hoje a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Segundo a DGArtes a exposição intitulada "Territórios Imaginados", sobre a temática da migração, irá mostrar obras de Ana Maria, Ana Pimentel, António Barros, Bartolomeu Cid dos Santos, Carlos Casteleira, Francisco Tropa, Hélia Aluai, Henrique Neves & Michael Langan, Isaque Pinheiro, Inês Norton, Lauren Maganete, Mário Ambrózio, Martinho Costa, Os Espacialistas e Samuel Rama.

Segundo a curadora da exposição, Elisa Noronha, citada no comunicado da DGArtes, "será proposto ao público um olhar sobre a migração contemporânea através da perceção do território, olhar esse que se constrói a partir de obras de 16 artistas de distintas gerações - mas com um território em comum, Portugal - numa narrativa exploratória de possíveis imaginários".

Para o presidente da FBAC, Fernando Nogueira, a mostra retrata ainda "a revolução cultural que as duas vilas [San Sperate e Vila Nova de Cerveira] abraçaram nos anos 60 e 70 do século XX", respetivamente.

"Os cerca de 1.500 quilómetros que separam os dois territórios [italiano e português] diluem-se quando nos reportamos à forte dinâmica cultural. San Sperate e Vila Nova de Cerveira são, há 50 e 40 anos, respetivamente, laboratórios de experimentação artística e espaço de encontro, interação e divulgação de ideias para artistas de todo o mundo", concluiu Fernando Nogueira, que é também presidente da Câmara daquele município do distrito de Viana do Castelo.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a mais antiga da península Ibérica, realiza-se desde 1978.

Em 2018, decorreu entre 15 de julho e 16 de setembro e recebeu cem mil visitantes. A 20.ª edição apresentou de mais de 600 obras, de 500 artistas de 35 países em 8.300 metros quadrados, num total de 14 espaços expositivos.

A realização da exposição em Itália resulta de um projeto de internacionalização da FBAC.

O projeto "Fundação Bienal de Arte de Cerveira: the Collection on the road", apoiado pela DGArtes, orçada em cerca de 18 mil euros, prevê ainda "a realização de uma conferência sobre arte contemporânea portuguesa e um programa de visitas guiadas, maioritariamente destinado a públicos em idade escolar".

"Fundação Bienal de Arte de Cerveira: the Collection on the road" apresenta "um conjunto de atividades multidisciplinares que têm como mote dar a conhecer a arte contemporânea e a cultura portuguesas".

O projeto inclui "um programa cultural concertado em parceria com a Associação Noarte Paese Museo e o município de San Sperate (Sardenha, Itália)".

ABYC // MAG

Tópicos
pub