Fernando Trueba filma no Chile "El baile de la victoria", sobre romance homónimo de Antonio Skármeta
Santiago do Chile, 29 Jul (Lusa) - O realizador espanhol Fernando Trueba iniciou no Chile a rodagem de "El baile de la Victoria", baseado no romance homónimo do chileno Antonio Skármeta vencedor do prémio Planeta em 2003.
Do elenco fazem parte os actores argentinos Ricardo Darí e Abel Ayala, a chilena Miranda Bodenhöfer e a espanhola Ariadna Gil.
A rodar integralmente no Chile - na Cordilheira dos Andes e na zona costeira - durante 11 semanas, o filme deverá estrear-se em finais de 2009, segundo fontes da produtora.
Na adaptação cinematográfica do romance trabalharam, além de Skármeta, Fernando Trueba e o seu filho Jonás.
Trueba, director de "El milagro de Candeal", "El embrujo de Shanghai" e "Calle 54", é um dos mais destacados cineastas espanhóis, tendo conquistado com "Belle Epoque", em 1993, o Óscar para a melhor película estrangeira.
Também com "Belle Epoque" obteve o prémio Goya para melhor filme e melhor realizador.
"El Baile de la Victoria" é uma história de amor, amizade e vingança, situada na época da reinstauração da democracia no Chile (1990), quando o presidente decreta uma amnistia para todos os presos comuns.
Não é a primeira vez que uma obra do escritor chileno é transposta para o cinema. "Ardiente Paciencia" deu origem em 1994 ao filme "O carteiro de Neruda", dirigido pelo inglês Michael Radford.