"Filho Pródigo" em cena no Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima vai estrear, em 09 de Novembro, uma representação da Parábola do Filho Pródigo, encenada por Andraej Kowalski e levada ao palco pela companhia "O Nariz - Teatro de Grupo".

Agência LUSA /
A partir da Parábola do Filho Pródigo, a peça teatral transporta para a cena uma leitura mais actualizada, com base num texto inédito de Hélder Wasterlain e João Maria André. DR

Esta encenação foi encomendada pelo Santuário no âmbito do programa das comemorações dos 90 anos das aparições - que se assinalam até 13 de Outubro de 2007 - e vai ser representada na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, também nos dias 07 de Dezembro, 11 de Janeiro, 08 de Fevereiro, 08 de Março e 12 de Abril.

Justificando a escolha do tema para a encenação, os responsáveis pelo Santuário consideram que "pretendendo com a celebração do 90 anos das Aparições de Fátima enaltecer-se e louvar-se o amor de misericordioso de Deus - 'Celebremos a Misericórdia do Senhor' -, nada melhor que a Parábola do Filho Pródigo para simbolizar a misericórdia de Deus, e a misericórdia enquanto valor cristão e humano que cada pessoa deve praticar e promover".

A partir da Parábola do Filho Pródigo, a peça teatral transporta para a cena uma leitura mais actualizada, com base num texto inédito de Hélder Wasterlain e João Maria André.

O texto sublinha a misericórdia, mas nele também estão contidas vivências de tristeza, amargura e solidão, e, por outro lado, de busca incessante, esperança e amor.

O encenador, nascido na Polónia e residente em Portugal desde 1976, disse ter pedido aos escritores Hélder Wasterlain e João Maria André "um texto em escrita simples, a partir de uma situação comum, que não fosse rebuscado".

Kowalski adiantou, em declarações divulgadas pela Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, que "a dimensão religiosa terá de ser dada pelo espectador" da peça, sublinhando a "universalidade das parábolas".

"Todos somos filhos pródigos, tendo fé ou não tendo fé. É humano", acrescentou.
PUB