Filme-concerto "O gabinete do Dr. Caligari" na abertura do Curtas Vila do Conde

por Lusa

A violoncelista Marta Navarro e o artista sonoro Tiago Cutileiro vão interpretar música para o filme mudo "O gabinete do Dr. Caligari", de 1920, na abertura, em julho, do festival Curtas Vila do Conde, foi hoje anunciado.

Numa encomenda do festival, Marta Navarro e Tiago Cutileiro vão estrear, neste filme-concerto, "um ambiente sonoro para a história muda de um hipnotista que comete homocídios durante crises e sonambulismo", num filme de Robert Wiene rodado há cem anos e que é considerado uma obra-chave do movimento expressionista alemão no cinema.

A atuação daquela dupla acontece ainda integrada na secção "Stereo", que habitualmente "junta os filmes à música no Curtas", e que contará também, na 27.ª edição, com a presença dos portugueses Montanhas Azuis, do guitarrista norte-americano Thurston Moore e do coletivo londrino The Heliocentrics.

Segundo o Curtas, Thurston Moore estará em Vila do Conde para musicar uma seleção de curtas-metragens da realizadora norte-americana Maya Deren, "uma das mais icónicas cineastas da vanguarda americana e uma das primeiras mulheres a construir uma carreira na realização".

Os The Heliocentrics tocarão música para sequências fílmicas do antropólogo autodidata e artista visual norte-americano Harry Smith, que ao longo de décadas, coleccionou "milhares de gravuras de revistas vitorianas para, com elas, criar algumas das mais criativas animações que o cinema americano conhece".

No festival atuará ainda o trio Montanhas Azuis, que junta os universos sonoros de Marco Franco, Norberto Lobo e Bruno Pernadas, que ao vivo se apresenta acompanhado pelas imagens de Pedro Maia.

O 27.º Curtas Vila do Conde decorrerá entre 06 e 14 de julho.

Ainda a propósito do filme-concerto de abertura, o festival inaugurará na Solar - Galeria de Arte Cinemática a exposição "O caso Caligari".

Sobre a programação do Curtas 2019, a organização tinha anunciado anteriormente que o cineasta norte-americano Todd Solondz estará em foco no festival e marcará presença para apresentar uma retrospetiva da sua filmografia.

Todd Solondz fará uma sessão de encontro com o público do festival a 10 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

 

Tópicos
pub