Filme sobre caso semelhante ao de "Maddie" estreia-se em Janeiro em Portugal

O filme "Gone Baby Gone", cujo argumento tem semelhanças com o caso do desaparecimento de Madeleine McCann no Algarve, estreia-se a 17 de Janeiro em Portugal, disse à Lusa fonte da distribuidora Lusomundo.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Vista pela última vez..." será o título em português de "Gone Baby Gone", em que o actor Ben Affleck se estreia como realizador, segundo a mesma fonte.

A estreia do filme no Reino Unido, que estava prevista para 28 de Dezembro, foi adiada recentemente devido às semelhanças do argumento com o chamado "caso Maddie".

A película já foi apresentada em vários festivais de cinema, como os de Deauville e Toronto, onde foi aplaudida pela crítica, e estreia-se já este fim-de-semana nos Estados Unidos. É protagonizado Casey Affleck, irmão de Ben, Morgan Freeman e Ed Harris.

"Vista pela última vez...", que aborda o desaparecimento de uma menina de 4 anos e os esforços de dois detectives particulares de Boston para a encontrar, foi rodado no ano passado, antes do desaparecimento de Maddie no Algarve, a 3 de Maio.

O argumento do filme foi adaptado do livro "Gone Baby Gone", escrito em 1998 por Dennis Lehane.

A antecipação de factos reais já aconteceu com vários filmes anteriores, nomeadamente, "O Síndroma da China" (1979), de James Bridges, com Jack Lemmon e Jane Fonda, ou "Estado de Sítio" (1998), dirigida por Edward Zwick e protagonizada por Bruce Willis.

"O Síndroma da China", por exemplo, reportava a descoberta de uma falha numa central nuclear que podia pôr em perigo a população de Los Angeles, na Califórnia. Treze dias depois da exibição do filme, ocorreu o pior acidente nuclear nos Estados Unidos, na central de Three Mile Island, en Harrisburg, na Pensilvania, devido a uma série de falhas humanas e mecânicas.

"Estado de Sítio" é um filme sobre atentados perpetrados em Nova Iorque por um grupo radical do Médio Oriente. Anos depois, em 2001, com os atentados do 11 de Setembro em Nova Iorque e Washington, sequências do filme passaram em todas as televisões.

PUB