Fotografia de José Goulão da agência Lusa vence prémio internacional da AMAN

por Lusa

Uma fotografia da autoria do fotojornalista José Goulão, da Agência Lusa, tirada durante um resgate de migrantes no Mediterrâneo, ganhou o prémio de melhor foto de 2018 da Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN), foi hoje anunciado.

Segundo a informação disponível na página eletrónica da AMAN, a fotografia foi tirada em 27 de outubro de 2017, ao largo da costa de Pozzallo, na Sicília, durante uma missão que a agência Lusa acompanhou no Mediterrâneo a bordo de uma fragata da Marinha Portuguesa.

De acordo com José Goulão, é uma foto de "um barco com migrantes que vinha da Líbia para Lampedusa, com 48 pessoas, entre elas uma mulher e uma criança", e "dá conta do momento em que a criança é retirada da embarcação pelos fuzileiros".

Os migrantes foram entregues às autoridades italianas 19 horas após terem sido resgatados da embarcação onde seguiam, que corria risco de incêndio.

O prémio da AMAN - um diploma, uma placa comemorativa e 500 dólares (cerca de 436 euros) - foi entregue pelo Comissário Europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, em Cape Sounion, na Grécia, durante a assembleia-geral da organização.

Cada uma das agências noticiosas pode concorrer anualmente com uma foto.

 

Tópicos
pub