Francisco José Viegas vai dirigir a revista Ler, do Círculo de Leitores

Lisboa, 01 Fev (Lusa) - O escritor e jornalista Francisco José Viegas vai dirigir a revista Ler, do Círculo de Leitores, que deverá ser relançada durante o primeiro semestre de 2008, disse hoje à àgência Lusa fonte da editora.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Lançada em 1987 com periodicidade trimestral e exclusivamente dedicada à literatura, a revista Ler foi interrompida em Junho de 2006, com o nº68, e era dirigda na altura por Mafalda Lopes da Costa.

De acordo com a mesma fonte do Círculo de Leitores, ainda não está definida a data do relançamento da revista, mas confirmou à Lusa que voltará a ser de periodicidade trimestral.

Francisco José Viegas, director da Casa Fernando Pessoa, regressará a um projecto editorial que já dirigiu entre 1989 e 2000 e, segundo o presidente do Círculo de Leitores, Pedro Cabrita Carneiro, "é uma grande honra voltar a contar com ele na direcção da revista Ler".

"É respeitado e admirado pelo seu percurso enquanto escritor e jornalista e será seguramente uma grande mais-valia para um dos nossos projectos mais importantes", acrescentou o responsável.

A revista - um dos projectos da Fundação Círculo de Leitores para promover a literatura portuguesa, tal como a criação do Prémio Literário José Saramago - foi ainda dirigida, quando da sua fundação, por António Mega Ferreira.

O Círculo de Leitores, cujo volume anual de vendas ronda os 30 milhões de euros, foi adquirido em 2006 pelo consórcio alemão DirectGroup Bertelsmann, o maior da europa no sector livreiro e multimédia, com 35 milhões de clientes em mais de duas dezenas de países.

Criado em Outubro 1971, o Círculo de Leitores funcionou até 1974 em parceria com duas editoras portuguesas, Bertrand e Livros do Brasil.

Actualmente, o grupo editorial DirectGroup é ainda constituído pelas empresas Bertrand Editora, Bertrand Livreiros e Distribuidora Bertrand.


PUB