"Frozen" vence Óscar de melhor filme de animação
Los Angeles, Estados Unidos, 03 mar (Lusa) - O sucesso musical "Frozen", da Disney, conquistou, esta noite, em Los Angeles, o Óscar de melhor filme de animação.
"Frozen" impôs-se à irreverente animação de "Gru, o mal disposto 2", da Universal, a "The Croods", da Dreamworks, à delicadeza francesa de "Ernest & Celestine" e a "The Wind Rises" ("Asas do Vento"), do realizador japonês Hayao Miyazaki, numa edição em que a Pixar este ausente pela primeira vez.
Com "Frozen" - uma adaptação de um conto clássico de Hans Christian Andersen -, a Disney conseguiu o seu primeiro Óscar desde que a categoria começou a ser premiada, em 2001.
Apesar de "Brave" ter vencido esta categoria no ano passado, o filme de animação era da Pixar, estúdio adquirido pela Disney em 2006 e que dominou, por completo, a categoria, com sete Óscares nas 14 edições em que a animação foi diretamente premiada.
Apesar de o primeiro Óscar concedido à animação ter sido a Walt Disney, em 1938, pela inovação em "A Branca de Neve e os Sete Anões", tratou-se de um prémio especial, fora do âmbito de qualquer categoria premiada pela Academia de Hollywood.