John Zorn dirige workshop e concerto na Casa da Música

O compositor e saxofonista norte- americano John Zorn apresenta-se na Sala 1 da Casa da Música, no Porto, no próximo dia 30, para um concerto que culmina um "workshop" com músicos portugueses, anunciou hoje fonte da instituição.

Agência LUSA /

Este workshop, organizado pela Direcção de Educação e Investigação da Casa da Música, é o centro do projecto Cobra de John Zorn, uma figura incontornável da música moderna, um saxofonista de jazz que não se confinou a este género musical, alargando a sua acção a todos os tipos de música, erudita ou popular.

Durante todo o dia, das 10:00 às 18:00, na Sala 1, músicos portugueses pré-seleccionados, oriundos de diversas linguagens musicais (música popular, rock, jazz e música erudita), vão ter oportunidade de integrar um amplo ensemble musical e experimentar os desafios da improvisação coordenada, sob a direcção de John Zorn.

O objectivo deste "workshop" é permitir aos músicos portugueses a convivência com um dos grandes criadores musicais da actualidade, capaz de se deslocar livremente entre tradições musicais tão diversas como a música de câmara, o jazz de vanguarda, a música tradicional judaica, o rock, a música improvisada e experimental, entre outras.

As improvisações, trabalhadas de forma estruturante durante o dia, serão apresentadas em concerto às 22:00, quando, sob a direcção de John Zorn, os músicos que participaram no workshop vão interpretar ao vivo a versão nacional do projecto "Cobra".

Tão conhecido pela sua fertilidade criativa como pelo seu génio bizarro, John Zorn estabeleceu um padrão de criatividade transgressora incomparável com qualquer outro músico em actividade.

O ecleticismo, a imprevisibilidade e o sentido de humor de John Zorn fazem do músico norte-americano uma referência no mundo da música avant-garde das últimas duas décadas.

Actualmente com 51 anos, John Zorn tem uma discografia de cerca de 400 álbuns (no final dos anos 90, Zorn estava a publicar uma média de seis álbuns por ano) e assume um papel fundamental na agenda de concertos de Nova Iorque, sua cidade natal.

Esse papel cresceu recentemente de importância, depois de Zorn ter criado a sua própria sala de espectáculos, chamada The Stone (www.thestonenyc.com), dedicada exclusivamente à apresentação de música "experimental" e "avant-garde".

PUB