`La La Land` domina nomeações para os Óscares
O musical realizado por Damien Chazelle é o filme mais nomeado para os Óscares deste ano. A história de amor entre um pianista e uma empregada de mesa aspirante a atriz arrecadou 14 nomeações e é o grande favorito do ano. Protagonizado por Ryan Gosling e Emma Stone, La La Land igualou o feito de Titanic em número total de nomeações da Academia e tem a concorrência de Moonlight e Manchester By The Sea.
Realizado por Damien Chazelle, o filme que conta com a participação de Ryan Gosling e Emma Stone foi nomeado por 14 vezes, igualando o feito de Titanic como a película mais nomeada de sempre.
Para além do musical evocativo dos anos 80, Arrival, de Denis Villeneuve, Moonlight, de Barry Jenkins, e Manchester By The Sea, de Kenneth Lonergan, são destaques pelas nove, oito e seis nomeações que arrebataram, respetivamente.
Congrats to our Best Picture nominees! #Oscars #OscarNoms pic.twitter.com/jdGd62Efkx
— The Academy (@TheAcademy) 24 de janeiro de 2017
Na categoria dos melhores filmes mantém-se a aposta para mais de cinco grandes metragens, com La La Land a aparecer como grande favorito. No entanto, grandes trabalhos como Manchester By The Sea, Moonlight ou Fences prometem concorrência à grande sensação da época cinematográfica.
Uma das decepções maiores é a de Martin Scorsese que falhou qualquer nomeação para a Academia com o filme Silêncio, que conta a história de dois padres jesuítas portugueses que viajam para o Japão à procura do seu mentor, num período em que o catolicismo estava banido.
Congrats to our Leading Actor nominees! #Oscars #OscarNoms pic.twitter.com/CV3WydKBAe
— The Academy (@TheAcademy) 24 de janeiro de 2017
Nas categorias de representação Casey Affleck posiciona-se como o grande favorito a vencer o prémio de melhor ator principal com o papel representado em Manchester By The Sea. Affleck tem a companhia de Andrew Garfield (Hacksaw Ridge), Ryan Gosling (La La Land), Viggo Mortensen (Capitão Fantástico) e Denzel Washington (Fences).
Nas atrizes, a francesa Isabelle Hupert compete pelo Óscar de melhor atriz com o trabalho em Elle. Hupert vai competir pelo prémio com Ruth Negga (Loving), Natalie Portman (Jackie), Emma Stone (La La Land) e Meryl Streep (Florence Foster Jenkins) que consegue uma extraordinária vigésima nomeação da Academia em categorias de representação.
Congrats to our Leading Actress nominees! #Oscars #OscarNoms pic.twitter.com/xqacBlntQb
— The Academy (@TheAcademy) 24 de janeiro de 2017
Nas categorias secundárias, na vertente masculina, estão nomeados Mahershala Ali, em Moonlight, Jeff Bridges (Hell or High Water), Lucas Hedges (Manchester By The Sea), Dev Patel (Lion) e Michael Shannon, em Animais Noturnos, o segundo trabalho da filmografia do designer Tom Ford.
Nas senhoras, Viola Davis volta a arrebatar uma nomeação com o papel representado em Fences, tendo a companhia de Naomie Harris (Moonlight), Nicole Kidman (Lion), Octavia Spencer (Hidden Figures) e Michelle Williams, a grande favorita a vencer a estatueta dourada, com a prestação em Manchester By The Sea.
Congrats to our Directing nominees! #Oscars #OscarNoms pic.twitter.com/g207hRtVgo
— The Academy (@TheAcademy) 24 de janeiro de 2017
Nos realizadores, surpresa para a nomeação de Mel Gibson, com o filme Hacksaw Ridge. A acompanhar o veterano americano estão Damien Chazelle (La La Land), Denis Villeneuve (Arrival), Kenneth Lonergan (Manchester By The Sea) e Barry Jenkins, com Moonlight.
Moana, Kubo and the Two Strings, My Life as a Zuchini, The Red Turtle e Zootopia são os nomeados para o melhor filme de animação, enquanto nos filmes estrangeiros se encontram trabalhos como Land of Mine (Alemanha/Dinamarca), A Man Called Ove (Suécia), The Salesman (Irão), Tanna (Austrália) e Toni Erdmann (Alemanha/Áustria).
Na categoria de melhor edição estão nomeados os filmes Arrival, Hacksaw Ridge, Hell or High Water, La La Land e Moonlight. Para o prémio de melhor argumento original, a Academia nomeou Hell or High Water (Taylor Sheridan), La La Land (Damien Chazelle), The Lobster (Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou), Manchester By The Sea (Kenneth Lonergan) e 20th Century Women (Mike Mills).
Congrats to our Original Screenplay nominees! #Oscars #OscarNoms pic.twitter.com/GmwVgSYUpa
— The Academy (@TheAcademy) 24 de janeiro de 2017
No argumento adaptado foram nomeados os filmes Arrival (Eric Heisserer), Fences (August Wilson), Hidden Figures (Allison Schroeder, Theodore Melfi), Lion (Saroo Brierley, Luke Davies) e Moonlight (Barry Jenkins).
A cerimónia dos Óscares vai realizar-se a 26 de fevereiro, em Los Angeles, e será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel.