Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Lançamento a 6 de Janeiro - Antologia "Cerejas - Poemas de Amor de Autores Portugueses Contemporâneos"

por RTP
DR

A antologia "Cerejas - Poemas de Amor de Autores Portugueses Contemporâneos", foi organizada por Gonçalo Salvado em parceria com a crítica de arte Maria João Fernandes e trata-se de uma co-edição da Câmara Municipal do Fundão e da editora Tágides.

A antologia, com capa de José de Guimarães, conta com um prefácio de Eduardo Lourenço e um posfácio de Ramos Rosa - texto que o poeta leu por ocasião do Doutoramento Honoris Causa com que a Universidade de Faro o distinguiu a 17 de Outubro de 2003, quando celebrou 79 anos.

Com lançamento agendado para 06 de Janeiro, às 18 horas, na Culturgest, em Lisboa, o volume reúne cerca de cem poetas, entre escritores consagrados como Teixeira de Pascoaes, António Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner Andreson, António Salvado e novos autores como o próprio Gonçalo Salvado, organizador do volume.

O livro será apresentado por Agustina Bessa-Luís.

O pintor-poeta Júlio Saúl Dias e outros poetas que se deixaram seduzir pelo desenho, como Miguel Barbosa e Fernando Grade, marcam também presença na obra, onde constam outros artistas que se têm destacado no diálogo com a poesia: Ambrósio, António Carmo, Dorindo de Carvalho, Laura Cesana, Ribeiro Farinha e Lima de Freitas.

Maria Gabriel, Isabel Lhano, Henrique Mourato, Carmo Pólvora, Júlio Pomar, Júlio Resende, José Rodrigues, Francisco Simões e Ângelo de Sousa são outras das presenças no livro.

"Cerejas" conta igualmente com o contributo de José Conceição, João Cutileiro, Luís Darocha, José Alberto Reis Pereira, Leonel Moura e Siza Vieira, bem como Ana Hatherly, que apresenta vários inéditos, um poema visual e alguns desenhos, e o pintor Romão, que junta um desenho aos seus poemas.

pub